Estudo de caso: Roger Agnelli e a CVRD
Por: Maira251 • 27/7/2017 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 385 Visualizações
1. Entre os argumentos a favor da privatização podemos dizer que a CVRD se tornou mais eficiente e lucrativa, reduzindo as influências políticas e o sistema extremamente burocrático que tanto atrasavam a tomada de decisões. Quanto ao argumento contrário, está o próprio fato de a companhia não pertencer mais ao Estado, ou seja, não gerar lucros diretamente públicos. Além disso, com a privatização surgiram conflitos entre os sócios, o que de certa forma também atrasaria algumas decisões necessárias.
2. Agnelli demonstrou habilidades humanas, já que tinha facilidade com as relações interpessoais e se mostrou um bom líder, e habilidades conceituais, que estão relacionadas com a capacidades de administrar, já que soube dar foco à organização e tomar medidas eficientes e lucrativas. A partir dos conceitos de Katz, Agnelli não possuía habilidades técnicas, uma vez que não tinha muitos conhecimentos sobre mineração.
3. À medida que Agnelli implantava sua ideias a companhia cresceu e se tornou mais lucrativa, mostrando a relevância de suas habilidades gerenciais.
4. Além de se tornar, de certa forma, responsável pelo crescimento da CVRD, um dos principais problemas enfrentados por Roger Agnelli foi a divergência entre os sócios da organização.
5. Sim, ele se mostrou apto a desenvolver a companhia, antes de se tornar presidente, já com ideias e planos para isso, pois provavelmente estava ciente da dedicação que os desafios da administração demandariam.
6. Segundo Mintzberg, Agnelli representou autoridade, papéis interpessoais e de tomadas de decisões. Roger Agnelli demonstrou perfil de ‘’negociador agressivo’’, tendo como diferencial a comunicação interna e externa, além de ter facilidade nas relações interpessoais, se mostrando de fato como um líder. Propôs o foco da companhia na sua principal área de atuação, a mineração, e unificou a comunicação na empresa, facilitando a tomada de decisões importantes e tornando a CVRD mais eficiente.
7. Sim, sendo o principal traço o fato de se adaptar às mudanças (flexibilidade).
8. Sim, de fato com as medidas tomadas a organização tem tudo para se manter em uma possível crise, bastando que a administração continue consciente de que cortar gastos e investir em medidas coerentes com o ramo da empresa é um bom caminho para tempos de incertezas, sendo estas as ideias implantadas por Agnelli.
...