Etica no trabalho
Por: pdasilvaneves • 20/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 419 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Centro de Psicologia Aplicada
Oficina de Criatividade
9º. Semestre / Noturno
Estágio Supervisionado Oficina de Criatividade
Projeto de atividades no lar dos Velhinhos de Campinas
Felipe Henrique Bacci RA: A8082J-6
Rodney da Silva Neves RA: A7865I-6
Thaís dos Santos Paiva RA: A82HDD-0
Supervisor: Prof. Mauro Lana Vieira
Campinas
2015
- Apresentação
O presente trabalho trata-se de um projeto de oficina de criatividade que será aplicado no próximo semestre na instituição Lar dos velhinhos.
A oficina de criatividade é uma pratica psicológica que tem como objetivo atender a demanda da instituição através da exploração da criatividade de materiais de origem artística.
As Oficinas de Criatividade vêm ocupando um espaço significativo, seja como prática, seja como alvo de estudos acadêmicos (Cupertino, 2005), em contextos educacionais ou na área da prevenção, manutenção ou recuperação da Saúde. As oficinas são descritas como vivências promotoras da integração do indivíduo e da ressignificação da vida, como espaço para novos modos de escuta para os problemas vividos e para a facilitação da aquisição de conhecimento integrado ao autoconhecimento, em formas mais internalizadas de aprendizado. Entre seus efeitos estão à expansão da possibilidade de expressão de afetos e sentimentos por meio da produção, concomitante à descoberta de aspectos pessoais desconhecidos, tornados aparentes nas obras concluídas ou durante o processo de execução. Promovem trocas significativas geradas de modo mais espontâneo, em ambientes facilitadores e facilitam a constituição de territórios comuns compartilhados, associada à aceitação da diversidade manifesta em particularidades e diferenças individuais (Schmidt & Ostronoff, 1999).
A Oficina de Criatividade como uma forma específica e recente de atuação psicológica, situada na confluência das áreas da Psicologia e da Educação. Ou seja, ela tem ao mesmo tempo uma função formadora e de sensibilização. É um lugar propício à experimentação, cujos objetivos são promover a exploração de variadas formas de expressão.
O trabalho é focalizado no fortalecimento das relações, no estabelecimento de redes de apoio e sustentação. “transformação das relações e uma ampliação dos horizontes existenciais de cada um, pela troca de experiências e vivência compartilhada da multiplicidade de formas de existir”. (Cupertino, 2008, p. 2).
Este trabalho será desenvolvido na ação da escuta diferenciada, favorecida e facilitada pelo uso de recursos expressivos como: poesia, dança, teatro, pintura, colagem, modelagem, entre outras técnicas e procedimentos que se desdobram em outros a cada encontro, sendo que o que se privilegia no trabalho não é, necessariamente, a ‘obra’ revelada no final, mas também todo o seu processo, que implica em alegrias e dores advindas desse fazer. Para a utilização desses recursos são lançados temas variados, de acordo com cada do grupo.
A dedicação a este projeto faz-se necessário, como forma de objetivar um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo. Sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.
- Justificativa
Com a realização das visitas, compreendemos que cada profissional que trabalha na instituição tem seu espaço de atuação e a sua forma de trabalhar com os idosos, devido a esta liberdade que a equipe tem, não constatamos nenhuma desestrutura ou necessidade de realizar uma intervenção na equipe.
Direcionamos o foco aos membros da instituição, que são cerca de 60 idosos. Devido à idade, constatamos uma limitação nos materiais artísticos para serem utilizados na aplicação da oficina de criatividade. Como oficineiros entendemos que a explicação da oficina tem que ser feita de uma forma clara e acessível para os membros da instituição.
O ciclo vital da terceira idade tem características próprias, mas ainda há possibilidades de mudanças e realização pessoal e projeto tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão através das inúmeras possibilidades de utilização de materiais artísticos.
Embora os idosos estejam vulneráveis à influência de fatores característicos do envelhecimento, como certa limitação e menor eficácia para enfrentar novidades, essas alterações constroem a performance dos indivíduos, mas não os invalidam. Nossa estrutura de percepção, assim como estratégias vão se modificando em sintonia com o nosso viver, porque mesmo na velhice o cérebro possui uma plasticidade suficiente que permite a contínua incorporação de novos conteúdos (Guerreiro, 1999).
Historicamente os idosos vivenciam a segregação social e comumente vivem excluídos dos ambientes de relações interpessoais, especialmente a partir de suas aposentadorias, quando perdem ou diminuem seus vínculos de amizades. (BRASIL; 1994)
- Introdução
A instituição que se pretende trabalhar com a aplicação de oficinas de criatividades é o Lar dos Velhinhos de Campinas – LVC. Que desde 1904 buscam promover um envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso.
O LVC possui 109 anos de história e é referência nacional no cuidado ao idoso carente, sendo uma das maiores instituições de abrigo para idosos no Brasil. Conta com uma infraestrutura completa em um espaço com mais de 70.000 metros, em meio à natureza. A Instituição atende um publico atual, onde pouco mais de 50% dos usuários caracterizam-se dependentes cuidadores ou profissionais de enfermagem, o restante consegue administrar o seu dia a dia sem o acompanhamento. A instituição conta com corpo completo de profissionais, desde médico geriátrico, enfermeiros plantonistas, técnicos de enfermagem, a terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta e a assistente social. A equipe de multiprofissionais se reúne semanalmente para discutir as intervenções realizadas, possíveis conflitos ou situações que necessitem de uma ação conjunta. Além destes profissionais a instituição conta com apoio de voluntários e também recreacionistas que organizam e disponibilizam uma agenda semanal repleta de atividades para os usuários.
...