Eticas Trabalhos Humanos
Dissertações: Eticas Trabalhos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douguete • 5/4/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
“Nada é mais perigoso do que uma ideia, quando ela é a única coisa que temos” (Alain Emile Chartier)
É comum ouvir a seguinte resposta de jovens empreendedores quando perguntados a respeito de suas ideias de negócio: “A minha ideia é revolucionária, meu produto é único e não possui concorrentes, mas não posso falar do que se trata”.
Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão.
É importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócio junto à clientes em potencial, empreendedores mais experientes(conselheiros), amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica do negócio. Uma ideia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que importa é saber desenvolvê-las, implementá-las e construir um negócio de sucesso.
Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresa de sucesso. Mas isso só ocorre quando o empreendedor por trás da ideia conhece o mercado onde está atuando, tem visão de negócio e sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências , protegendo sua ideia e conhecendo sua concorrência.
Se você tem uma ideia que acredita ser interessante e que pode se transformar em um negócio de sucesso, pergunte a si mesmo e a seus sócios: Quais são os clientes que comprarão o produto ou o serviço de sua empresa? Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes? O mercado está em crescimento, estável ou estagnado? Quem atende a esses clientes atualmente, ou seja, quem são os concorrentes? Se você e seus sócios não conseguiram responder a essas perguntas básicas iniciais com dados concretos, vocês têm apenas uma ideia, e não uma oportunidade de mercado.
A EXPERIÊNCIA NO RAMO COMO DIFERENCIAL
Procure criar negócios em áreas que você conhece, em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já trabalharam no ramo.
Lembre-se de que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é consequência disso. Os jovens empreendedores tendem a arriscar tudo por negócios com alto potencial de lucro, pois acham que ganhar dinheiro é o objetivo principal, não importando o tipo de negócio. Quando ficam mais experientes percebem que estavam errados e que apenas serão bem sucedidos se atuarem em algo de que realmente gostem e com que se sintam satisfeitos.
...