FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÂO ESTRATÉGICA
Por: Tonison • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO
VYSANE PEREIRA RIBEIRO
FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÂO ESTRATÉGICA
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014
VYSANE PEREIRA RIBEIRO
FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÂO ESTRATÉGICA
Trabalho apresentado à Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Administração Estratégica – 7º semestre/noturno.
Profa. Maria Auxiliadora Cordeiro
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014
FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÂO ESTRATÉGICA
Vysane Pereira Ribeiro[1]
Duas ferramentas, dentre várias outras, podem auxiliar no sucesso empresarial e na constituição da chamada administração estratégica, que são a definição do rumo da organização a partir da visão, dos valores e da missão e ainda, a análise do ambiente interno e externo utilizando da análise Swot. Essa discussão se faz importante por conta da necessidade que se tem de as organizações deixarem claro aos colaboradores clientes e parceiros quais são seus objetivos, bem como, por conta da necessidade de conhecer quais as variáveis internas e externas que agem sobre a organização por parte de seus dirigentes.
Segundo Serra et al (2014) é necessário que o grupo de pessoas que cercam a empresa, em todos os âmbitos, conheçam os rumos que a mesma pretende tomar, os objetivos a serem alcançados. Os autores afirmam ainda que há que se ter uma explicação clara e abrangente, do ponto de vista da diversidade do público, e que conhecer a missão e a visão da empresa são a forma que os clientes, fornecedores, governo, entre outros, passam a saber da organização com a qual negociam.
Há de se admitir uma diferença sutil no significado de missão e visão que, no entanto, se aproximam por serem parte da estratégia das empresas. “Estes elementos de definição do futuro do negócio referem-se à percepção das oportunidades e os meios para as aproveitar – sendo uma declaração de intenção e do pensar estrategicamente para além do presente” (SERRA et al, 2014, p. 66).
A declaração de missão é a explicação por escrito das intenções e aspirações da empresa. O objetivo da missão é difundir o espírito da empresa, que está́ ligado à sua visão, de todos os
membros da organização, de forma a concentrar esforços para alcançar os objetivos. A missão é, no fundo, a declaração da razão de ser da organização. A missão responde, assim, a: quem somos, e o que fazemos? (p. 75).
Como sendo parte dos elementos centrais da organização, a visão da empresa define questões futuras, ou seja, objetivos a serem realizados, ambições, realização da missão, etc. “É, no fundo, a forma como a empresa se vê no futuro do negócio. Assim, a visão vai guiar os investimentos e a estratégia concebida para alcançar esse estado futuro” (p. 74).
Podemos ainda nos referir aos valores da empresa como sendo a identidade e as prioridade da mesma, devendo ser definidos pela necessidade de especificação que todos devem participar e que incidirão sobre o comportamento geral da empresa.
Os valores que as empresas definem podem ser muito diversos, mas tipicamente referem-se a aspectos como: qualidade de serviço ao cliente, inovação, competência, integridade, responsabilidade, diversidade, honestidade, trabalho em equipe, segurança, desafio, respeito, diversidade, alegria, aprendizagem, persistência, excelência e confiança, entre outros (Idem, p. 81).
Quanto a outra ferramenta estratégica, Análise Swot, podemos dizer que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia. Para que uma empresa consiga estipular e atingir suas metas de visibilidade, crescimento, produção e aumento de lucros, é necessário analisar diversas variáveis que, de modo direto ou indireto, estão ligadas a essa palavra e podem contribuir para a evolução e o desempenho de um negócio.
Com essa análise é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a empresa está inserida, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado. Tal análise pode ser realizada seguindo um passo a passo fundamental. Primeiro, é necessário dividir o cenário empresarial em ambiente externo e ambiente interno, assim, o empreendedor poderá analisar tanto variáveis externas quanto internas que afetam a empresa.
...