FICHAMENTO DO LIVRO FUNDAÇÕES PRIVADAS
Por: celiasant • 13/3/2016 • Ensaio • 280 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Livro: Fundações Privadas; Doutrina e Prática
Editora: Atlas, São Paulo. 2009 págs.175,176,177,178 cap.14
Autor: Airton Grazzioli
Fundações Privadas
As fundações privadas vêm destacando na sociedade brasileira com seu trabalho de socialização das necessidades de desenvolvimento cultural e assistencial do nosso país, dessa forma o Poder público reconhece com a compensação tributária por esse trabalho valorizando e recompensando com um regime fiscal favorável, por elas atuarem em uma área de interesse Público, desafogando o Estado em suas várias obrigações, nada mais justo que uma contraprestação tributária.
Estes tratamentos fiscais incentivam a entidades a continuarem seus trabalhos sócios, junto a população carente, fazendo com que elas cresçam cada vez mais em nosso país. O Poder Público tem muito interesse em estimular cada vez mais estas fundações mediante o tratamento fiscal favorável, concedendo então a imunidade tributaria e a isenção fiscal a favor das fundações privadas.
Temos a imunidade e a isenção como atos de renúncia do poder estatal em relação ao cumprimento do crédito tributário, as duas na verdade representam a autolimitação do Poder Público quanto a possibilidade de tributar.
Define-se isenção como a exigibilidade temporária do tributo devidamente previsto em lei, decorrente de lei ordinária e podendo ser concedida por quaisquer dos três níveis do governo, podendo desobrigar também, ainda que temporária a excepcionalmente, as contribuições de melhorias, já a imunidade é uma delimitação da competência tributaria de caráter permanente, referindo apenas aos impostos e taxas decorrentes da Constituição Federal, sendo sua renuncia tributaria estatal e com previsão em nível federal.
Célia Sant’Ana de Oliveira N° 08
3° Ciclo de Contabilidade
...