Ferramenta da Qualidade- PDCA
Por: Saiuri Vargas • 27/6/2016 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 425 Visualizações
1. PDCA
1.1 COMPOSIÇÃO
O ciclo PDCA é uma ferramenta de controle que é bastante usada nas empresas e pode ser entendida por qualquer pessoa que compõem a instituição.
Essa ferramenta também é utilizada para manter resultados e/ou melhorá-los, sendo que é relativamente simples de ser aplicada. Esse ciclo se dividi em quatro processos: planejamento, execução, verificação e atuação corretiva.
1.2 CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSO
CONCEITUAR CONTROLE DE PROCESSOS
Como já foi citado, o ciclo PDCA se dividi em quatro fases básicas do controle: planejar, executar, verificar e atuar corretivamente, sendo que cada uma delas tem atividades especificas.
Eles têm o seguinte significado:
Planejamento (P) PLAN - essa etapa é usada para estabelecer metas em relação aos itens do controle e também apontar o método para atingir as metas que foram propostas.
Execução (D) DO – execução das atividades previstas e a coleta de dados para análise.
Verificação (C) CHECK – logo após os dados coletados na fase anterior é feita uma comparação com o resultado alcançado com a meta planejada.
Atuação corretiva (A) ACTION – nessa etapa o usuário fará as devidas correções nos problemas detectados, de tal modo que não volte a ocorrer.
Vejamos a figura 1.1 para melhor entendimento do ciclo PDCA.
[pic 1][pic 2]
Fonte: Manual de ferramentas de qualidade – SEBRAE. Figura 1.1. Ciclo PDCA de controle de processos.
1.2 O CICLO PDCA NA MANUTENÇÃO E MELHORIAS
CONCEITUAR DIRETRIZES DE CONTROLE
Segundo o livro NOME DO LIVRO, ANO o ciclo PDCA pode ser utilizado para manutenção e melhorias das “diretrizes de controle”, desde que o processo seja repetitivo e o plano (P) conta de uma meta que é uma faixa de valor e de um método que compreende em “Procedimento Padrão de Operação”. Veja na figura 1.2.
Dessa forma, o trabalho realizado no ciclo PDCA de manutenção, conta principalmente com o cumprimento de procedimentos padrão de operação (“standard operation procedure”, SOP). Nessa circunstância os itens são determinados por valores-padrão.
O ciclo PDCA também é utilizado nas melhorias do controle. Neste caso o processo não se repete e o plano é definido por uma meta de valor concreto e de um método, que é composto por aqueles procedimentos necessários para atingir determinada meta.
Normalmente o ciclo PDCA é usado por todos que compõem uma empresa (diretores, gerente, técnicos e operadores), sendo que é usado das duas formas que está representado na figura 1.2.
No entanto, cada funcionário utiliza o ciclo de sua maneira, os operários por exemplo utilizam mais o método da manutenção, pois estão sempre em contato com a fabricação do produto, mas não deixam de usar o método da melhoria.
A hierarquia de funcionário é que determina qual método será mais usado, Manutenção ou melhoria. Quanto mais perto do topo da hierarquia estiver, será utilizado mais o método da melhoria. Percebe-se isso no gráfico 1.3.
[pic 3][pic 4]
Fonte: Nome do livro. Figura 1.2. Utilização do ciclo PDCA para manutenção e melhoria da diretriz de controle de processos.
...