Fichamento: Estácio Logística e Serviço
Por: RJFelicio • 26/1/2018 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fichamento de Estudo de Caso
Richard Jhonatan Freitas Cosmo Felício
Trabalho da Disciplina Logística e Serviços
Tutor: Prof. MARCELO JOSE PINHO BARBOSA
Rio de Janeiro
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Logística e Serviços
CASOS: “Zara: TI para Moda Rápida (1) ” e “Crise vira oportunidade para ferrovias (2)”
REFERÊNCIAS:
- MCAFEE, Andrew et al. Zara: TI para Moda Rápida. 610-P01, Havard Business School. 2007.
- Crise vira oportunidades para ferrovias. 2015.
Os casos ilustram muito bem alguns dos principais aspectos abordados pela disciplina “Logística e Serviços”, o primeiro no tocante ao papel do TI na cadeia logística e o segundo sobre o peso do custo de transporte na escolha do modal para distribuição física do produto
Como impacto da era do conhecimento, novas demandas e característica são agregadas a logística. Surge então novas abordagens : Gerenciamento Logístico Integrado; Gerenciamento de distribuição física, compras e suprimento; e Gerenciamento do fluxo de produção e serviços ao cliente.
A busca por competitividade, característica do mercado globalizado, faz crescer a importância da logística empresarial para atender aos clientes e reduzir os custos operacionais através do gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS).Além de tornar a Tecnologia da Informação (TI) ferramenta indispensável na cadeia logística.
O caso Zara retrata de forma didática o papel da TI no fluxo das informações dentro de uma organização e o tamanho impacto da implantação de um novo sistema nas atividades da empresa. Em um ambiente globalizado a rapidez na tomada de decisões pode representar o sucesso ou o fracasso , tendo em vista as rápidas mudanças de demandas pelos clientes, ainda mais se tratando de artigos de vestuário, que sofrem influência das estações do ano, moda, tendências, etc. Contudo, a forma adotada pela Inditex em que existe alto feedback dos clientes e vendedores, baixo estoque, produção conforme demanda, baixo custo de propaganda,e ótima localização para escoamento da produção se tornou uma fórmula de sucesso e fez dessa empresa uma gigante da indústria do vestuário.
Analisando o segundo caso, podemos observar aspectos importantes da logística empresarial aplicados em um cenário de crise econômica e busca por redução de custos. Sempre existiu uma forte tendência em tornar a entrega física rápida, flexível e oportuna em detrimento dos custos de transporte para atender as demandas dos clientes. Contudo, em um cenário de crise econômica em que não é necessário grandes estoques e atividade comercial possui um ritmo mais lento, a busca por modais com melhor custo se torna fator de sucesso na manutenção da competitividade empresarial.
...