Filme LunchBox e a Logística
Por: Laine Assunção • 4/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 2.174 Visualizações
[pic 1] SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA
RELATÓRIO TÉCNICO DO FILME: THE LUNCHBOX
AUTORES: ALICE ISABELA
CAIKE FARIAS
DEISIANE DOS REIS
DRYELEN CAMILA
GISELE FERREIRA
LAINE ASSUNÇÃO
MARCONY TARCIO
MARINA TAIS
REBECA PEREIRA
REBECA SILVA
Alagoinhas- BA
2021
ALICE ISABELA SANTOS MACIEL
CAIKE FARIAS
DEISIANE DOS REIS
DRYELEN CAMILA
GISELE FERREIRA
LAINE ASSUNÇÃO
MARCONY TARCIO
MARINA LAÍS
REBECA PEREIRA
REBECA SILVA
RELATÓRIO TÉCNICO DO FILME: THE LUNCHBOX
Trabalho apresentado ao curso Técnico em Logística da Instituição de Ensino SENAI, na matéria de Redação Técnica. Como requisito parcial para obtenção de notas,
Orientadora: Lis Quarentini
Alagoinhas-BA
2021
INTRODUÇÃO
"The LunchBox" , uma obra indiana do diretor Ritish Batra, lançada em 2014, narra a história de Ila, uma mulher aparentemente infeliz, que na tentativa de agradar seu esposo e melhorar seu casamento, todos os dias, prepara marmitas e manda entregá-la no trabalho do seu amado. Porém, o Mumbai Dabbawallahs, o grandioso serviço logístico de entrega de refeições da India, erra o endereço da refeição que acaba nas mãos de Isaajam, um viúvo solitário e trabalhador. Logo, Isaajam e Ila começam a trocar cartas iniciando uma amizade, que acaba virando um romance com fim indeterminado.
Além de apresentar uma excelente história de drama e romance, o filme já ganhou vários prêmios na Ásia, chegando a ser contemplado pelo público na Semana de Crítica em Cannes e pelo júri no Amazona Film Festival com o titulo de melhor filme e atriz.
Outro fato curioso é que o serviço de entrega de refeições indiano que é apresentado em LunchBox acaba sendo o coadjuvante secular do filme, e já foi pesquisado pela aclamada Universidade de Harvard sendo um complexo e praticamente infalível sistema logístico, que inclusive atende aos requisitos de um dos melhores sistemas de qualidade usado em grandes empresas, o “Six Sigma”.
Neste contexto, o objetivo geral do presente estudo é identificar e analisar as características logísticas presente no filme e efetuar um paralelo com a realidade nas empresas e nas operações. Trazendo sempre a logística como ponto de atenção.
- DESEVOLVIMENTO
- Definição de Logística
O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. A logística hoje abrange conhecimentos de áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos. Por ser a ligação entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expressado em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.
- Logística e Supply Chain
Muito das vezes o conceito de logística é confundido com o conceito da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) e vice-versa. Apesar de exercerem papeis semelhantes, a cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria prima até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Nesse sentido, a logística faz parte do supply chain exercendo papel fundamental para êxito do processo. Na figura abaixo podemos perceber todas as atividades que compõe o supply chain e como a logística está diretamente relacionada com o processo.
[pic 2]
Figura 1: Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Ronald Ballou, 2006).
- Funcionamento da Logística
Conforme mostrado na figura, o princípio de funcionamento da logística é ser responsável pelo fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relacionadas do local de origem ao ponto de consumo para atender às necessidades do cliente. Isso significa que suas operações ou operações são baseadas em três processos, conforme mostrado na figura a seguir:
[pic 3]
Figura 2: Processo logístico (BUTTA, 2020).
Fluxo de Informação: Começa com as necessidades do cliente. Conforme a demanda surge, a empresa busca soluções para fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes. Dessa forma, a empresa entrou em contato com os fornecedores para encontrar os itens necessários para produzir ou distribuir o produto.
A empresa projeta, planeja e transmite todas as informações necessárias sobre os recursos e requisitos do produto. O marketing é extremamente importante neste processo, não só para atrair clientes para criar procura, mas também para promover soluções em forma de produtos e serviços.
Fluxo de Material: Os materiais são expedidos do fornecedor para a empresa na forma de insumos ou produtos acabados. Em termos de matérias-primas, a empresa as utiliza no processo de fabricação antes de distribuir os produtos aos clientes. Dois processos são dignos de nota para o fluxo efetivo de materiais: manuseio e transporte.
As operações englobam todas as atividades de armazenagem, estocagem, embalagem, proteção, manuseio, carga e descarga de produtos. Já os transportes são os meios utilizados para distribuição dos produtos para as empresas e clientes.
Fluxo financeiro: Atendendo a demanda dos clientes as empresas são remuneradas pelos produtos por parte de seus clientes, assim como fazem os pagamentos aos fornecedores.
- Logística reversa
A logística reversa é um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, produtos em andamento e acabados (e seu fluxo de informações) do local de consumo ao local de produção, com o objetivo de recuperar valor ou alcançar objetivos apropriados. Ou seja, a logística “convencional” trata do fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação ao ponto de compra, enquanto a logística reversa segue o caminho inverso, ou seja, do ponto de compra ao ponto de fabricação (BOWERSOX, CLOSS 1996).
...