Filme O Germinal 1993
Por: Marina Bittencourt • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Sobre o filme O Germinal, 1993.
1- Do que se trata o filme
O filme fala sobre
O filme relata sobre a triste história de pessoas que moram em uma vila muito simples, que são trabalhadores de minas dominadas por muita miséria, pobreza e muita degradação.
O fechamento de muitas minas de carvão, onde era a principal fonte de sustentação destas pessoas em várias cidades, ocasionou uma forte crise entre os trabalhadores.
O que mais se destacava na época era a dominação de uma classe sobre a outra. A cidadania ficou ameaçada.
Os senhores tinham a sua própria força de trabalho (dos escravos, trabalhadores que viviam por seu trabalho).
A burguesia possuía as minas, as fábricas, as terras, os bancos, os meios de transportes.
Os trabalhadores eram livres, não eram obrigados a viverem sempre na mesma situação e na mesma cidade, ele poderia não trabalhar, mas na prática precisavam do trabalho para ter seu sustento básico, não passar fome.
2- Quais as principais hipóteses/teses/questões do diretor?
O filme caracteriza o processo de produção do trabalho em modelo capitalista, transmite muito bem aquele determinado momento histórico e seu contexto cultural, político, econômico e social.
Havia 13 minas, com donos desconhecidos, que não se preocupavam com o que acontecia com os seus operários, somente com a economia, com a política afetando seus lucros.
Para entendimento do filme, é necessária uma profunda análise das relações de trabalho, ou seja, a miséria em que viviam e sobreviviam, o surgimento de greves e do sindicalismo, a relação dos operários com as máquinas, a relação entre operários e capitalistas. As condições expostas no filme de precariedade e salários inaceitáveis com cargas horárias de 16 horas ou mais diárias, ocasionando na necessidade do trabalho infantil, para as famílias conseguirem sobreviver com condições mínimas.
3- Como você relaciona o filme com a disciplina Sociologia Aplicada?
Devido ás condições humilhantes de trabalho, fome, miséria, falta de higiene, e impulsionados pela falta de segurança, surge a necessidade, entre os mineradores, de uma representação trabalhista.
Isto reflete os pensamentos de Marx ao propor a greve, que é o primeiro mecanismo de revolta da prole. Tentar “fazer valer” a ideia também de Marxista, de que o povo subjuga outro, forja suas próprias cadeias. Com isso outras minas foram aderindo ás greves e criando um fundo de reserva para o sustento básico.
...