Filme de animação “Bee Movie: A História de uma Abelha”
Por: AndressaBSS • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 902 Visualizações
Filme de animação “Bee Movie: A História de uma Abelha”
Em determinado momento do filme Barry (uma abelha e personagem principal) se relaciona e fica amigo dos humanos, fazendo com que a abelha conheça melhor as pessoas. Porém ele descobre que qualquer humano pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.
Ao ganhar o processo Barry consegue fazer com que os humanos sejam proibidos de consumir mel, seja na forma de alimento, ou, cosmético e que todo o mel existente em todos os mercados, lojas, sejam entregues as abelhas. Fazendo com que elas tenham de volta sua maior riqueza, o mel.
O volume de mel recebido é tão grande fazendo com que uma imensa “poupança de mel” seja criada. Com tanto mel acumulado, sem que ocorresse o consumo, as abelhas logo perdem o interesse pela criação da iguaria desestimulando a produção, fazendo com que as abelhas ficassem sem empregos e totalmente desocupadas. Com o trabalho das abelhas “engessado” a polinização é interrompida, causando um grande problema em uma esfera macro. É quando as abelhas percebem que têm de voltar a produzir, pois as reservas de mel sem utilização haviam trazido inúmeros problemas e, sobretudo, o mel precisava ser consumido para reestimular sua produção e a polinização.
Podemos enxergar esse filme para a economia, onde é preciso que ocorra investimento e consumo para que aconteça o crescimento, resultando em melhoria econômica e social.
Se as pessoas começassem só guardar dinheiro ao invés de gasta-lo (o que é bom do ponto de vista microeconômico, pensando pelo enriquecimento pessoal), logo o consumo se cessaria, inibindo o investimento produtivo, fazendo com que haja um crescimento no número de desempregados afetando no ponto de vista macroeconômico.
O filme também faz críticas sociais como: exploração, escravidão, destruição da natureza, ética e respeito. Assuntos de extrema importância na vida de qualquer ser humano seja dentro de uma organização ou na nossa vida pessoal.
E ainda mostra exemplo de gestão de produção, podendo comparar a indústria de mel (Melcon), a linha de produção de fordismo, pois cada funcionário tem uma função escolhida por ele mesmo de acordo com suas habilidades, padronização das atividades, adequação das tarefas com o funcionário. E uma equipe não conseguia desenvolver bem suas atividades sem o devido suporte da outra, constituindo o sucesso operacional.
O filme também faz críticas sociais como: exploração, escravidão, destruição da natureza, ética e respeito. Assuntos de extrema importância na vida de qualquer ser humano seja dentro de uma organização ou na nossa vida pessoal.
...