Forma Divisionalizada Mintzberg
Por: tayane pimentel • 17/4/2017 • Abstract • 272 Palavras (2 Páginas) • 689 Visualizações
FORMA DIVISIONALIZADA
FLUXO DE PODER DO TOPO PARA BAIXO
ELA NÃO POSSUI UMA ESTRUTURA COMPLETA DESDE A CÚPULA ESTRATÉGICA ATÉ O NÚCLEO OPERACIONAL, OU SEJA, CADA DIVISÃO TEM SUA PRÓPRIA ESTRUTURA.
FOCA NO RELACIONAMENTO ESTRUTURAL ENTRE O ESCRITORIO CENTRAL/CÚPULA ESTRATÉGICA E AS DIVISÕES/TOPO DAS VÁRIAS LINHAS INTERMEDIÁRIAS. O QUE OCORRE ALÉM DISTO NÃO TEM GRANDE IMPORTANCIA.
- OS PARAMETROS PARA DELINEAR
PARA FORMAR SUAS UNIDADES, AS DIVISÕES SÃO CRIADAS DE ACORDO COM O MERCADO QUE SERVEM.
CADA DIVISÃO POSSUI SUAS PRÓPRIAS ATIVIDADES DE COMPRAS, ENGENHARIAS, PRODUÇÃO E VENDAS. ESSA DISPERSÃO DAS FUNÇÕES OPERACIONAIS MINIMIZA A INTERDEPENDENCIA ENTRE AS DIVISÕES E ASSIM, CADA UMA DELAS PODE OPERAR COMO UMA ENTIDADE QUASE AUTONOMA, LIVRE DA NECESSIDADE DE COORDENAR COM AS OUTRAS.
ESTE MODELO LEVA UMA DESCENTRALIZAÇÃO DO ESCRITORIO CENTRAL, POIS CADA DIVISAO POSSUI O PODER NECESSARIO PARA TOMAR AS DECISOES CONCERNETES AS SUAS PRÓPRIA OPERAÇÕES. ENTRETANTO, ENTRE LINHAS AINDA HÁ A CENTRALIZAÇÃO ENTRE AS PARTES, POIS SE CADA GERENTE DIVISIONAL TIVESSE TODO O PODER, CADA DIVISÃO SE TORNARIA UMA ORGANIZAÇÃO INDEPENDENTE E O ESCRITÓRIO CENTRAL DEIXARIA DE EXISTIR. ENTÃO, O ESCRITÓRIO CENTRAL PERMITE QUE AS DIVISÕES SE APROXIMEM DA AUTONOMIA TOTAL PARA TOMAR SUAS PROPRIAS DECISÕES, E ENTÃO MONITORA OS RESULTADOS DESSAS DECISÕES. FORMAS DE MONITORAMENTO: MEDIÇÃO DE LUCROS, CRESCIMENTO DE VENDAS OU RETORNO DE INVESTIMENTOS.
O PRIMEIRO MECANISMO DE COORDENAÇÃO DA FORMA DIVISIONALIZADA É A PADRONIZAÇÃO DE RESULTADOS E O PARAMETRO CHAVE PARA DELINEAR É O SISTEMA DE CONTROLE DE DESEMPENHO.
ESTRUTURA BÁSICA – CONFIGURAÇÃO IDEAL
UNIDADES BASEADAS NO MERCADO NO TOPO DA LINHA INTERMEDIÁRIA
DESCENTRALIZAÇÃO PARALELA VERTICAL PARA AS UNIDADES (NÃO NECESSARIAMENTE INTERNAS A ELAS)
APOIO A PADRONIZAÇÃO DOS RESULTADOS POR MEIO DO USO DE SISTEMA DE CONTROLE DO DESEMPENHO FEITO PELO ESCRITÓRIO CENTRAL.
...