Franquias
Por: luamdieg • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.671 Palavras (15 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
[pic 3]
Cidade
Ano de entrega
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pesquisa de Mercado, Negociação e Marketing.
Prof.ª Emília Okayama e Gisleine Fregoneze (Pesquisa de Mercado).
Prof.ª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira. (Negociação).
Prof. Marcos Marques e Prof. Henry Nonaka (Marketing)
Vitória da Conquista
2015
Sumário
A importância da Pesquisa de mercado no processo inicial de abertura de uma Franquia e seus métodos de pesquisa .................................................................4.
Fatores variáveis que podem entrar em negociação em uma Franquia...............6.
Conflitos durante o processo de abertura e estruturação da Franquia e como resolve-los.............................................................................................................8.
Análise Macro-Ambiental da cidade de Vitória da Conquista..............................10.
Conclusão............................................................................................................14.
Referências Bibliográficas...................................................................................15.
Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como objetivo, um sistema de venda de termos de uso no qual o franqueador cede, ao franqueado, o direito de uso da sua logomarca. O franqueado, por sua vez, financia e trabalha na franquia pagando parte dos lucros ao franqueador sob a forma de royalties, sem ficar caracterizado vínculo empregatício pela constituição. Além disso, o sistema de franquia é um dos melhores e mais eficientes métodos para proporcionar ao empreendedor ferramentas potentes de gestão, além do franqueado ser dono do próprio negócio, seja visto com prestigio e respeitado como possuidor de uma franquia.
De janeiro a setembro de 2013, 1.427.162 novas empresas foram criadas no Brasil de acordo com o Indicar Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Delas, cerca de 24% não irão sobreviver por fatores econômicos, estrutura e localização. Do mesmo modo, o desconhecimento sobre o mercado em que atuam também colabora para um resultado negativo, mas, para esse problema, os empresários podem recorrer a uma ferramenta estratégica para entender e atender o consumidor: as pesquisas de mercado.
As pesquisas de mercado são de suma importância nesse processo inicial de abertura de uma empresa, elas permitem identificar fatores que irão impactar diretamente no negócio, isso porque os estudos apresentam, com alto grau de clareza, o cenário em que a empresa irá atuar, contribuindo nas tomadas de decisões, ajudando a avaliar e escolher os melhores caminhos para uma determinada situação, como por exemplo: a melhor localização para situar a empresa.
Além disso, essas pesquisas podem ser classificadas em Identificação de problemas e de soluções de problemas, entrementes, para o processo inicial da abertura de uma nova franquia, o mais ideal seria uma pesquisa mista, ou seja, ao mesmo tempo de identificação de problema com algumas características de solução de problema, a fim de avaliar o potencial do mercado, diagnosticar problemas atuais para sua implementação, tendências, previsões, característica do mercado e também buscar soluções para aproveitar as oportunidades identificadas. Na prática, é comum que a forma de condução de pesquisa seja mista. É possível, por exemplo, conhecer o mercado para a entrada de um produto (identificação), e determinar o público-alvo do produto (solução).
Enquanto a metodologia, a mais eficiente com o propósito de se realizar uma pesquisa de mercado, inicialmente, seria o método qualitativo. Em outras palavras uma entrevista aprofundada de modo exploratório convidando dois grupos (Focus-Group), classificados em: já terceirizam os serviços de limpeza e outro que não utilizam esse tipo de serviço, com o intuito de identificar pontos fracos (para serem corrigidos), pontos fortes (para serem aperfeiçoados) e avaliar quais os fatores que impedem o outro grupo a não terceirizar a limpeza.
Do mesmo modo, o ator que irá entrevistar, deve ser um profissional qualificado que tenha flexibilidade para encaminhar a conversa de modo amistoso sem adicionar nenhuma pressão ao grupo entrevistado com objetivo de se ter uma compreensão inicial sobre as concepções humanas a respeito da terceirização dos serviços de limpeza para as organizações, sem quantifica-los. Outrossim, os resultados serão apenas experimentais e devem ser utilizados a fim de elaborar hipóteses que irão servir como base para iniciar uma outra pesquisa adicional, no caso, uma quantitativa.
A pesquisa quantitativa levanta indicadores numéricos da regularidade de um fenômeno de mercado de forma ampla e mais complexa, pode-se escolher com segurança apenas uma amostra como representante de um universo, pois diferentes dos censos, entrevistar a população inteira de uma determinada região para avaliar um público alvo, significa custos mais elevados. Em outras palavras, é um levantamento de dados primários, ou seja, dados coletados pelo próprio pesquisador e que gera medidas precisas, confiáveis e que se tornam objeto de estudo para a tomada da decisão. Por exemplo, características econômicas de determinado bairro. Do mesmo modo, pode-se usar o levantamento de dados secundários, ou seja, que já foram coletados por terceiros, como institutos de pesquisas e prefeituras, assim evitando custos maiores e de são de fácil acesso. Contudo, são dados a respeito de toda a população e muitas vezes estão desatualizados o que ofusca algumas informações relevantes.
...