Fundamentos de Administração Seção - Atividade Integradora
Por: Raphael Harfenist • 28/3/2020 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Atividade Integradora
Fundamentos de Administração I
Data: 28/03/2020
ALUNO(A):Taynara Rebelo S. F. Teixeira
ALUNO(A):___________________________________________________________________
ALUNO(A):___________________________________________________________________
ALUNO(A):___________________________________________________________________
Prof.: STÊNIO AFONSO DATA: / /2020 VALOR: 2 pontos NOTA OBTIDA: pontos
Fazer os exercícios de 1 ao 10 da página 178 do livro:
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro (2ª Edição). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
- Decisão é uma escolha baseada em um propósito para que se possa atingir um resultado esperado, mesmo que as vezes não se chegue até esse resultado. A tomada de decisão é a essência da administração porque é ela que dita o caminho da organização, atingindo todas as áreas da mesma.
- Decisões programas: são decisões para casos que acontece com frequência, desse modo a organização já tem soluções e mecanismos de atuação e controle: Ex: Manutenção preventiva de um equipamento.
Decisões não programadas: são decisões tomadas para casos solucionar problemas novos, que a organização está enfrente pela primeira vez ou pouco frequentes. Ex: lançamento de um novo produto ou abertura de uma fábrica.
- Identificação da situação: comparar o estado atual com o estado desejável, levando em conta os fatores ao seu redor.
Analise e diagnóstico da situação: identificação dos objetivos no qual se deseja alcançar com a decisão e na análise das causes de origem.
Desenvolvimento das alternativas: geração de ações alternativas que possibilitam reagir a situação e solucionar os problemas.
Avaliação das alternativas: geração de alternativas de ação, afim de permitir a seleção da melhor.
Seleção e implementação: é a escolha que melhor se adapta aos objetivos e valores, que permitirá resolver os problemas e aproveitar uma oportunidade que aparecer na origem da tomada de decisão.
Monitoração e Feedbeck: após a implementação da decisão deve-se monitorar a implementação da decisão e avaliar sua eficiência no alcance das metas propostas, com isso se permite a coleta de informações e de feedbeck sobre a decisão, que possibilita uma análise se uma nova decisão ou retificação serão necessárias.
- No modelo racional de tomada de decisão os administradores tomam ótimas decisões que elevam ao máximo os resultados da organização, com isso os levariam a uma decisão ideal independente de quem a tomasse. Simon explica que os administradores tomam decisões mais racionais que conseguem dentro de restrições impostas e capacidades limitadas.
- As heurísticas ajudam com respostas rápidas à perguntas extremamente complexas, ou seja, atalhos mentais para a tomada de decisão, em casos que são necessárias respostas rápidas e complexas as heurísticas possuem um papel fundamental, pois viabilizam escolhas adequadas, mesmo que sejam imperfeitas. As heurísticas são falíveis porque não são consideradas informações objetivas que podem aumentar a rigorosidade da avaliação da decisão, também leva a comportamentos irracionais e moralmente condenável,
- - Ancoragem. Ex: Elaboração de um orçamento empresarial. Gestores têm o hábito de se basearem no passado ao estimarem uma projeção, onde muitas vezes o cenário mudou.
- Perpetuação do status quo: Empresas que no passado eram líderes em seu seguimento, porém foram a falência por manterem suas estratégias.
- Custo irrecuperável: Um investimento que demonstra perde sucessíveis, porém muitos insistem por não aceitar e reconhecer a hora de “abandonar o barco”
- Evidencia confirmadora. Ex: Individuo vai comprar produto “x”, ela busca opnião de pessoas próximas, pois sabem quem será apoiada em sua decisão.
- Formulação do problema. Ex: Apresentar o problema em termos de ganhos ou invés de apresenta-lo em termos de perdas.
...