Gestão da Inovação
Por: andrefreitasator • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Trabalho Extraclasse Pós Graduação em Engenharia de Marketing - Turma 16 |
[pic 1]
*** GESTÃO DA INOVAÇÃO***
***CAIO SATURNINO CARVALHO DOS SANTOS***
Coordenação:
Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
Professora:
Fátima Jinnyat
São Paulo – 10/2014
[pic 2][pic 3]
TRABALHO EXTRACLASSE
Disciplina: Gestão da Inovação
Prof. Fátima Jinnyat
“TEMA”
Gestão da Inovação
Pede-se:
1. Analisando seu contexto de trabalho, que relações conseguem estabelecer com as descrições do autor sobre a empresa-máquina e a empresa-organismo vivo?
2. No artigo ele faz uma crítica ao pensamento mecanicista e suas consequências. A partir de sua crítica, qual seria então a mentalidade mais apropriada para promover a evolução?
O autor descreve a empresa-máquina e empresa-organismo vivo como opostos, com diferentes abordagens em relação ao ambiente em que estão inseridas, sendo que a empresa-organismo vivo leva vantagem por se adaptar de forma otimizada ao ambiente em constante mudança.
Analisando o contexto de trabalho que estou inserido tenho o exemplo de uma fusão de empresas, estou em uma empresa que acaba de ser adquirida por um grupo maior de empresas e enxergo claramente as descrições das empresa-máquina e organismo vivo onde estou hoje. Uma das empresas sempre focada em inovação nos seus produtos, com grande habilidade de se reinventar sempre à frente da concorrência, agora passa por uma fase com processos mais travados, porque se integra a uma empresa que tem mais o perfil máquina, que é lenta nas mudanças, tem uma maneira diferente de gerenciar os projetos.
Hoje vemos exemplos de empresas que entendendo a rápida mudança dos cenários mundiais, propõem exemplos de gestão inovadores, diferentes do que é visto em organizações tradicionais, por exemplo a gestão horizontal, onde os funcionários possuem maior autonomia em seus projetos, podem expor suas opiniões e definir suas metas, isto acontece porque estar engajado, ser inovador e ter velocidade na resposta são importantíssimas neste novo modelo econômico, são características das empresas organismos vivos.
Para promover a evolução acredito que seja essencial a rápida adaptação das empresas ao ambiente e cenários que se apresentam hoje, o Design Thinking é um método que ajuda a abordar de uma melhor forma os problemas e consequentemente adquirir informações, soluções, conhecimento e colocar as pessoas no centro do desenvolvimento dos projetos.
As empresas devem buscar mudanças, ter criatividade maior do que a do seu público, descobrir tendências antes de todos, segundo o autor Gary Hamel “A maior vantagem competitiva que uma empresa pode possuir é uma visão do futuro.”
...