Gestão de Matérias: O Controle de Estoque
Por: Amide Anuario • 14/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.436 Palavras (14 Páginas) • 240 Visualizações
Universidade Católica de Moçambique
Faculdade de Ciências de Saúde
Curso de Licenciatura em Administração Hospitalar
Amide Anuar Branquinho Taibo
Gestão de Matérias: Controle de estoque
Projecto de Pesquisa
Beira
2019
Amide Anuar Branquinho Taibo
Gestão de Matérias: Controle de Estoque
Projecto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar, como requisito parcial de avaliação na disciplina de Metodologia de Investigação Cientifica (MIC).
Docente: Sabatin José Arnaldo
Beira
2019
Gestão de Matérias: Controle de Estoque
Avaliado por: ________________________________
Nota____________________________ (________)
________________________
(Sabatin Arnaldo)
Beira
2019
Índice
1. Introdução 1
1.1 Tema: 2
1.2 Problematização 2
1.3 Objectivo 3
1.3.1 Objectivo geral 3
1.3.2 Objectivo específico 3
1.4 Justificativa 3
1.5 Metodologia 4
1.5.1 Tipo de pesquisa 4
1.5.2 Quanto a abordagem 4
1.6 Fundamentação teórica 6
1.6.1 Hospital: Uma Organização Complexa 6
1.6.2 Logística hospitalar 6
1.6.3 Planejamento estratégico em logística hospitalar 7
1.6.4 Gestão de recursos materiais em hospital 7
1.6.5 Estoque 8
1.6.6 Controle de estoque 9
1.7 Cronograma de actividades 11
1.8 Referências Bibliográficas 12
- Introdução
Actualmente a logística se tornou uma área muito importante para o bom funcionamento dos mais diversos campos empresárias, todas as organizações tem seus objectivos e etapas a serem desenvolvidos, e a logística permite o desenvolvimento de todas essas fases.
Nesse sentindo, percebi que a correcta aplicação de processos logísticos tem se tornando fundamental, ate mesmo nas instituições hospitalares. Dessa maneira, compete a administração hospitalar coordena e normalizar os meios para o desenvolvimento de suas actividades. Tendo em vista a complexidade que apresenta a administração de medicamentos e matérias hospitalares. A boa gestão dos processos logísticos internos em uma organização de saúde e essencial para evitar falta de medicamentos e desperdícios.
Medeiros (2009) "a correcta administração das matérias hospitalares poderá evitar transtornos operacionais durante o seu manuseio, armazenamento e Distribuição, contribuindo para o pleno desenvolvimento das actividades dentro do hospital" (P.51).
A logística hospitalar pode garantir a eficiência e panejamento das actividades referentes a armazenamentos e gerenciamento de matérias em estoque, assim como a Classificação dessas matérias que serão usados nas actividades hospitalares.
- Tema:
Gestão de matérias hospitalares: controle de estoque
- Problematização
A má gestão de equipamentos hospitalares e de controlo de estoque podem contribuir para perda de medicamentos, desperdícios de medicamentos, falta de medicamento, matérias de má qualidades, falta de leitos nos hospitais (camas) e ambulâncias hospitalares. A ma gestão de medicamentos pode eventualmente causar o défice de medicamentos nas unidades sanitárias. A falta de equipamentos e materiais muitas vezes nota-se que sido por falta de meros cuidados específicos dos centros de saúde ou centros hospitalares. De uma maneira geral, estes centros de saúde não preocupam-se por vezes na manutenção preventiva que pode ser definida como o conjunto de acções, efectuadas em intervalos pré-estabelecidos, que visam reduzir a probabilidade de falha ou de degradação operacional de um componente. Por isso é que se diz que “quando a manutenção tosse, todo o hospital se constipa!
- Quais são os factores que contribuem para falta de matérias e estoque e quais as consequências que podem acorrer relacionados a estes problemas?
- Objectivo
- Objectivo geral
Estudar e diagnosticar os serviços de logística interna de hospital central da Beira.
- Objectivo específico
- Identificar as principais dificuldades referentes a logística hospitalares interna.
- Caracterizar o gerenciamento das matérias medico-hospitalares e controle de estoque;
- Propor alternativas de optimização dos processos logísticos internos.
- Justificativa
O estudo justifica-se pela necessidade de elucidar a importância deste conhecimento para os profissionais que desempenham actividades em instituições de saúde. Tendo em vista que actualmente nas unidades sanitárias tem ocorrido a má gestão de medicamentos e matérias hospitalares e isso tem contribuído para perda de vidas humanas a caminho e nas unidades sanitárias em particular no hospital central da Beira.
A importância da gestão de equipamentos médicos tem vindo a crescer dentro das unidades de saúde não só devido ao aumento da diversidade de equipamentos, mas também devido à sua grande evolução tecnológica. Esta gestão torna-se então imprescindível para um correcto planeamento da manutenção e avaliação do desempenho de cada um dos equipamentos. Os cuidados indevido de matérias cirúrgicos nas unidades sanitária tem sido comum e isso tem contribuído para o aumento de infecções pôs operação.
...