Gestão de Pessoas
Por: ESANTO1976 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
AC-F2 – Relatório e/ou Comprovante de Atividade Complementar [pic 1][pic 2]
Nome Completo: Eliana Aparecida Espírito Santo | RA: 1299523860 |
E-mail: elianaaes2011@hotmail.com | Data: 17/10/2014 |
Curso: Administração | Série: Pendência - 3°BN |
Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida
3.1 Pré Relatório de Visita
O Centro de Educação Corporativa – CECOR está sendo reformado, de modo que o espaço físico da área provisoriamente está restrito. Por conta disto, não foi possível fotografar os espaços e, em especial, as salas onde ocorrem os processos seletivos. As informações foram coletadas por meio de entrevista, a qual a gestora da Seção de Captação de Recursos Humanos – SCRH, Erika Fernanda Quartarolo.
Antes de abordar o conteúdo da entrevista, é oportuno apresentar tanto o organograma da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana quanto do Centro de Educação Corporativa – CECOR.
[pic 3]
[pic 4] [pic 5]
Como mostra o organograma acima, a estrutura da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana conta com o Diretor Regional e o Diretor Adjunto, sendo que os dois trabalham em parceria. Abaixo dos Diretores estão quatro assessorias: 1) Assessoria de Gestão das Relações Sindicais do Trabalho – ASGET; 2) Assessoria de Comunicação – ASCOM; 3) Assessoria de Planejamento e Gestão - APEGE; e 4) Assessoria Regional de Qualidade – AREQ. Além destas assessorias, existem mais uma a qual não está subordinada à Diretoria e sim à Coordenadoria Regional de Negócios: Assessoria de Desenvolvimento – ASDEM.
Por meio da legenda apresentada juntamente ao organograma é possível identificar a alta direção, as assessorias, as coordenarias, as gerências operacionais e as demais gerências. Abaixo das assessorias estão a Coordenadoria Regional de Negócios – CONEG, já mencionada, a Coordenadoria Regional de Suporte – COSUP, a Coordenadoria Regional de Operações – COPER e a Coordenadoria Regional de Recursos Humanos. Esta última é a que possui relação com o tema do presente trabalho e a ela que o Centro de Educação Corporativa – CECOR é subordinada. Apresentada brevemente a estrutura organizacional dos Correios de São Paulo, a seguir pode ser visualizado o organograma da gerência responsável por todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento de pessoas e aos processos de recrutamento e seleção: Centro de Educação Corporativa – CECOR.
[pic 6]
Como mostrado acima o CECOR é composto por seis seções, sendo que cada uma delas é responsável por um assunto. Embora todas as seções tenham importância para a gerência e para os Correios como um todo, não será abordada especificamente as competências de todas elas. Será dada ênfase ao papel da Seção de Captação de Recursos Humanos - SCRH, a qual é responsável por elaborar e realizar os processos de recrutamento e seleção, que é o objeto de estudo. Neste sentido, a SCRH tem a responsabilidade de administrar os assuntos relacionados aos concursos públicos, estágios internos e programa jovem aprendiz.
Embora a gerente do CECOR atualmente seja Rosalina Marques Barreto, as informações foram coletadas com a gestora da seção responsável pelos processos seletivos, como já citado no subitem 3.1. A entrevista contempla sete perguntas a seguir e a entrevista na íntegra consta no anexo I.
[pic 7]
A partir da entrevista foi possível identificar que os Correios utilizam a metodologia de seleção por competências há mais de 15 anos e que praticamente todos os processos seletivos são realizados da mesma forma. Nas palavras da Erika Fernanda Quartarolo os procedimentos são padronizados, previstos em Manual de Pessoal. O que muda são as ferramentas utilizadas. A gestora explica que em alguns processos faz-se necessário avaliar o conhecimento técnico, sendo que na análise de perfil podem ser utilizadas técnicas diferentes, como por exemplo, entrevista, dinâmica de grupo, estudos de caso, redação, testes psicológicos, entre outros. Contudo, ainda que existam estas variações, necessariamente o mesmo padrão é seguido.
Em contrapartida, o tempo médio de duração de um processo de recrutamento e seleção não é padrão. O prazo para conclusão e finalização de determinado processo varia de acordo com a natureza da função que está em aberto e de outras variáveis: número de vagas, quantidade de pessoas que estão envolvidas no processo. Nesta linha, já que inexiste um prazo pré-estabelecido, cada para cada recrutamento é elaborado um cronograma com todas as etapas do processo, de modo a mencionar todas as etapas e as respectivas datas.
De acordo com o CECOR, os resultados de todos os processos são amplamente divulgados, tanto os externos quanto os internos. Os externos obrigatoriamente são publicados no Diário Oficial da União – DOU, considerando o fato da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ser pública federal. Já os resultados dos processos internos são divulgados na intranet, sendo que é possível que os candidatos não aprovados solicitem feedback à Seção de Captação de Recursos Humanos.
A entrevistada comenta que pelo fato dos Correios serem regidos pelos princípios da administração pública, os processos de recrutamento e seleção precisam rigorosamente seguir estes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Assim, o desafio da área de captação é garantir os princípios com a agilidade e inovação demandadas pela empresa e pelo mercado como um todo. Para isto há a necessidade de trabalhar com a criatividade, com o espírito do empreendedorismo e principalmente cumprir as normas. Na imagem a seguir pode ser visualizada a equipe que compõe o Centro de Educação Corporativa – CECOR.
...