Gestão de pessoas
Por: Ritta123 • 12/11/2015 • Artigo • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 152 Visualizações
Monitorar Pessoas: Sistemas de Informações no Grupo Mateus.
Luciana Mendonça da Silva 1
Amanda Herminia de S. de Oliveira *
Arlene Lisboa Santos *
Danyelly Dantas de Oliveira *
José Francisco Nascimento Paiva *
Maricélia Lopes Sousa *
Nathallya Karinne Mendes Coelho *
Poliana Vieira Silva *
Ritta de Kassia S. Arouche *
Sunamita de Jesus de Almeida Silva *
RESUMO
O presente artigo verifica por meio de um estudo de caso, a apresentando a importância do banco de dados e do sistema de informação dentro da empresa grupo Mateus. Buscando de forma objetiva o processo monitorar na Gestão de Pessoas, identificando quais são os tipos de informações que estão armazenadas, mostrando os benefícios e os problemas trazidos para a organização. Para a análise e coleta de dados utilizaram-se pesquisas e entrevistas realizadas na empresa.
Palavras-chave: análise, organização, dados.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo principal abordar a importância do processo monitorar pessoas verificando sua influência na tomada de decisão estratégica dentro da organização e assim examinar seu valor, vantagens e desvantagens, pontos fortes e fracos na mesma. O mesmo é aplicado para acompanhar as atividades dos colaboradores e apurar resultados, inclui banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Incialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente um estudo de caso realizado no supermercado Mateus para analisar in loco a importância do processo monitorar pessoas com o intuito de
1 Professora Orientadora especialista em Gestão Pública e Gestão Educacional
* Graduandos em CST em Gestão de Recursos Humanos
constatar a relevância do sistema de informação e banco de dados para a organização, de modo que os mesmos têm um valor incalculável, para enfrentar a grande competitividade e assegurar sua sobrevivência e crescimento no mercado.
2. MONITORAR PESSOAS
O monitoramento é uma coleta sistematica e uma análise da informação de como um projeto progride. Criado para melhorar a eficiência e eficácia dos resultados em uma organização. Basea-se em metas e atividades dirigidas durante as fases de planejamento do trabalho, auxilia a manter o projeto em sua linha geral e prossibilita o gerenciamento a identificar quando as coisas não estão andando corretamente. Os processos de monitoramento estão relacionados com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das atividades dos membros da organização.
Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites de variação. Desta forma, monitorar significa acompanhar essas operações e atividades para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados adequadamente (ORTIZ, OIRES & SILVA, 2002).
. Já os dados são índices ou registros, no entanto quando classificados, armazenados e relacionados entre si os dados permitem a obtenção de informações. Por sua vez informação é o resultado de um dado processado ou tratado para dar algum significado ao seu usuário. De acordo com Ortiz, Oires & Silva (2002) dado é um elemento ou valor na sua forma bruta, serve de base para a formação de juízos ou para resolução de problemas.
A Eficiência da informação é bem maior com o auxilio de banco de dados não somente para da memória aos arquivos, mas também porque os dados logicamente interligados permitem uma atualização e processamento integrados e simultãneos.
Banco de dados é um sistema de armazenamento e acumalação de dados devidamente codificados e disponíveis para o processamento e obtenção de informações. Na realidade o banco de dados é um conjunto integrado de arquivos relacionados logicamente, organizados de forma a melhorar e facilitar o acesso aos dados e eliminar a redundância (MORAES & SOUSA, 2008).
Por conseguinte sistema de informação tem como objetivo a coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuição de informações sempre com alguma finalidade prática. Na realidade o mesmo destina-se a fornecer elementos confiáveis de apoio à tomada de decisão, auxiliando diretores, gerentes e funcionários na organização, possibilitando a análise de problemas, sua visualização e solução.
Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social. (HOPPEN & MEIRELES, 2003)
Por sua vez os sistemas de informações de Recursos Humanos foram gradativamente descentralizados e passaram a incluir os gerentes de linha para que estes pudessem tomar decisões a respeito de suas equipes. Mas recentemente os sistemas de informações estão se abrindo para o colaborador afim de que eles recebam informação e feedback a respeito de seu próprio desempenho, situação na organização, interação com os demais e obtenção de informações relevantes.
O sistema de informação de Recursos Humanos possui softwares especificos com funções completas e avançadas para gerenciamentos das pessoas. Esses softwares assessoram e permitem tomandas de decisões rápidas, proporcionando economia de tempo. Além de atenderem todas as normas e legislações trabalhistas. São flexíveis, geram os cálculos normais de folha de pagamento, possui os controles básicos, como de horários, férias, rescisões. Sendo complementados com o gerenciamento de coeficientes como habilidades desempenhos, segurança e medicina, plano de carreiras e recrutamento e seleção. (CHIAVENATO, 2010, p. 506).
O objetivo final do sistema de informação de Recursos Humanos é abastecer os gerentes de informações com dados a respeito dos colaboradores a fim de facilitar tomadas de decisões. Por fim o sucesso do SI do RH depende de como o sistema é planejado e desenhado, quanto mais informações relevantes, maior será a eficácia de tomada de decisão.
3. MONITORAR PESSOAS NO SUPERMERCADO MATEUS
3.1 Descrição da empresa
O Grupo Mateus é um grupo empresarial brasileiro. Com 51 empreendimentos no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí o mesmo emprega mais de 15.000 mil Pessoas, a figura 1 apresenta organograma administrativo dos funcionários. É a 21ª maior empresa varejista do país, e 7ª dentro do segmento Super, Hiper e Atacado, segundo ranking do Ibevar em 2013. O grupo mantém lojas de atacado Armazém Mateus, varejo Supermercados Mateus e Mix Mateus um atacarejo de autosserviço tipo Cash and Carry. Atua ainda na indústria de panificação Bumba Meu Pão, revenda de eletrodomésticos Eletro Mateus, alimentação Food Service Mateus e distribuição de produtos farmacêuticos Invicta, antiga Disprofarma.
...