Gestão de pessoas no setor publico e privado
Por: AnaErika • 9/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 653 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO NORTE DE MINAIS GERAIS (IFNMG) - CÂMPUS PIRAPORA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Ana Erika Rocha
Carolina Tolentino Espeschit
Jane Aparecida Gomes da Silva
Jordane Pereira da Silva
Patrícia Soares Trindade
REVISÃO DE LITERATURA
Pirapora - MG
2017
Ana Erika Rocha
Carolina Tolentino Espeschit
Jane Aparecida Gomes da Silva
Jordane Pereira da Silva
Patrícia Soares Trindade
REVISÃO DE LITERATURA
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Pirapora, como exigência da disciplina Metodologia Cientifica.
Orientadora: Prof.ª Maria do Socorro V. Barreto
Pirapora - MG
2017
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO; SEUS PONTOS DE INTERCESSÃO E SUAS DIFERENÇAS 4
2.1 Gestão de pessoas no setor público 4
2.2 Gestão de pessoas no setor privado 4
2.3 Políticas e práticas de gestão de pessoas: as abordagens estratégica e institucional 5
2.4 Assédio Moral: a dignidade violada 5
2.5 Gestão de pessoas e a empresa como sede do conhecimento 6
2.6 A Gestão de Pessoas e seus Mecanismos de Sedução em um Processo de Aquisição 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- 1 INTRODUÇÃO
Adotou-se como ponto de partida, para desenvolvimento deste trabalho a interpretação sobre gestão pública e privada, e maior embasamento teórico na gestão de pessoas. Tem o objetivo de identificar como é feita a gestão de pessoas nestes dois sistemas organizacionais da administração, apontar as falhas e apresentar as soluções para os problemas e desafios que cada setor enfrenta. A gestão de pessoas é um setor que vem sofrendo grandes mudanças nas últimas décadas, principalmente no setor privado, assim como nas organizações públicas, também vêm se adequando a essas mudanças na gestão de pessoas. Ambos os setores estão preocupados com a qualidade de seus serviços e de seus colaboradores, porém são realidades diferentes, seus problemas não podem ser abordados da mesma maneira. É necessário observar as necessidades de cada organização e aplicar a gestão que mais se adequa a ela. Este trabalho será discutido em três sessões. Introdução; Gestão de Pessoas no setor público e privado: Seus pontos de intercessão e suas diferenças.
2 GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO; SEUS PONTOS DE INTERCESSÃO E SUAS DIFERENÇAS
2.1 Gestão de pessoas no setor público
“A gestão, inclusive de pessoas, tem papel singular na modernização do Estado, fim de garantir a implementação adequada das mais diversas políticas públicas” (SOARES; MENDES, 2009 p. 242). O setor público é uma cadeia imensa, onde diferentes órgãos de diferentes setores estão interligados com o mesmo propósito: servir a população. O Brasil possui cerca de 200,4 milhões de habitantes (IBGE, 2013). Para poder servir e controlar um país desse porte é necessário uma gestão pública extremamente eficiente e inovadora, que busca sempre novos meios de fazer funcionar as políticas públicas adotadas pelo governo. Quanto maior o órgão a ser gerenciado, maior eficiência e agilidade são cobradas para seus colaboradores. Assim surgem as estratégias gerenciais e a competitividade. O servidor público muitas vezes é explorado, pois não basta ele ser eficiente é necessário que ele seja o mais eficiente. Porém não deveria haver competitividade nos órgãos públicos, pois todos têm o mesmo objetivo, essa competitividade é consequência da importação dos modelos de gestão do setor privado.
2.2 Gestão de pessoas no setor privado
A gestão de pessoas no setor privado em algumas empresas é extremamente eficiente e mais moderna que no setor público (SOARES; MENDES, 2009). Isso faz com que muitos modelos de gestão sejam importados, porém nem sempre isso é bom, pois são órgãos com estruturas e objetivos diferentes. O setor privado não deve ser tomado como modelo único de gestão. As tecnologias que o setor privado disponibiliza para sociedade é muito útil e bem vindo, porém deve-se saber usar.
O setor público deve saber filtrar todas as informações disponibilizadas e aplicar em seus órgãos de maneira que não descaracterize sua estrutura nem desumanize seus servidores.
2.3 Políticas e práticas de gestão de pessoas: as abordagens estratégica e institucional
“A gestão de pessoas adota a abordagem estratégica de Recursos Humanos por meio de políticas e práticas em um meio organizacional” (LEGGE, 1995). A atenção ao mercado é grande e inspira as políticas e práticas estabelecidas. Procuram investigar a influência de fatores como acionistas, liderança histórica da organização e situação de mercado. Os graus de influência de acionistas, da legislação e dos sindicatos podem ser comparados ao da estratégia. A importância dos clientes e concorrentes varia de acordo com cada empresa, sendo maior no setor de serviços.
...