Gestão do Conhecimento
Por: Paula Ribeiro Alves • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 132 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
ANO
- Introdução
A presente atividade refere-se a uma proposta referente a soluções criativas e inovadoras no que tange ao Comitê Olímpico Brasileiro, buscando apresentar proposta de uma equipe organizadora, que apresente como fundamental na tomada de decisões e melhorias para com os Jogos Olímpicos.
As propostas aqui elencadas não terão muitos custos ao Governo e sendo algumas passíveis de realização de curto prazo e outra de longo prazo.
Dessa forma a primeira contribuição será descrita referente a formação de equipe de ex técnicos e atletas que tenham tido participação ou experiência em outras Olímpiadas. Esse processo favorecerá para criação de estratégias na rotina e buscar cada vez mais eficiência. Utilizando também de conhecimentos tácitos que são descritos como subjetivos, pessoais, embasado na experiência e know-how do colaborador.
Outro processo será demonstrar a importância do capital intelectual no desenvolvimento de novas atividades e na formulação de estratégias visando diferencial.
No segundo passo apresentará proposta visando descobrir novos talentos, onde vale reiterar que o Brasil é um país rico, jovem e ativo, porém, o investimento com relação a desenvolvimento de habilidades de novos atleta é muito fraco.
Dessa forma, essa atividade pretende demonstrar que muito pode ser feito, mesmo contando com poucos recursos.
- Desenvolvimento
1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?
Referente ao desenvolvimento dos trabalhos para a ocorrência das Olimpíadas no Brasil, muito foi feito, como por exemplo, análise de outros trabalhos e processos desenvolvidos em outros países, análise das particularidades do Brasil, como vantagens, desvantagens, assim como recursos mais viáveis, além de análise das necessidades no desenvolvimento esportivo como: treinamento, preparação, acomodação, alimentação, segurança, infraestrutura. Todo esse processo refere a parte teórica, porém, para atender satisfatoriamente, é fundamental que se utilize dos conhecimentos e vivencias de técnicos, profissionais e atletas que já estiveram envolvidos em Olímpiadas, buscando principalmente levantar pontos fortes e pontos fracos, podendo até formar uma equipe de conhecimentos tácitos de forma estratégica. Com isso buscar habilidades criativas e inventivas, buscando atingir satisfação de todos os envolvidos.
Assim, através do conhecimento destes, permitir realizar avaliação e a incorporação de novas práticas e informação, onde através da mistura de experiências destes possa se chegar o mais real as necessidades cotidianas.
Outro ponto é que diante de observado habilidades, os técnicos por exemplo, podem aperfeiçoá-lo, e com isso conseguir melhor rendimento dos atletas.
Nesse sentido Nonaka define que o conhecimento é fonte segura para a vantagem competitiva neste mundo de grandes incertezas.
2. Como tornar as várias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comissão que reúne técnico e atletas), organizações que aprendem umas com as outras? Dê exemplo.
O capital intelectual ou humano relaciona-se as contribuições trazidas pelas pessoas para o processo produtivo como um diferencial competitivo. Essa visão do capital intelectual ou humano compreende as competências dos indivíduos e grupos e as condições propícias do ambiente organizacional à sua expressão. O conhecimento deve ser construído por si mesmo, muitas vezes exigindo uma interação intensiva e laboriosa entre os membros da organização.
O conhecimento é fonte segura para a vantagem competitiva neste mundo de grandes incertezas. O conhecimento tanto interno como externo deverá ser motivado e incentivado, pois, são eles que irão gerar soluções para dificuldades rotineiras e lançamentos.
O conhecimento deverá ser um norteador estratégico para todas as tomadas de decisões. As empresas, tendo o conhecimento na sua amplitude como um direcionador, estarão desprendendo de características especificas do produto ou serviço, dando margem ao crescimento.
Essa gestão estratégica com a integração e utilização de todas as equipes tem por objetivo maximizar a utilização do conhecimento em conjunto com ferramentas de tecnologia da informação, proporcionando uma vantagem estratégica. Visto que, o cérebro e o talento das pessoas será o centro do foco das estratégias.
PASSO 2
Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatível coma livre circulação de ideias? Sugira melhoras e ambientes.
Um ambiente organizacional agradável pode contribuir para que os colaboradores trabalhem de forma mais eficaz. É provável que um profissional, ao se sentir acolhido por outros membros da organização em que trabalha se torne mais propenso a atuar de forma mais eficiente para obtenção de objetivos organizacionais.
...