TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  20/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão do Conhecimento

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Comitê Olímpico Brasileiro

São José dos Campos, 2015[pic 2]

Sumario

  1. Introdução............................................................................................................. 3
  2. Resolução do Passo 1......................................................................................... 4
  3. Resolução do Passo 2......................................................................................... 6
  4. Resolução do Passo 3......................................................................................... 7
  5. Conclusão............................................................................................................. 8
  6. Referencias........................................................................................................... 9

[pic 3]

Introdução

Este trabalho individual de Autodesenvolvimento foi proposto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sob avaliação da tutora Josiane Felix de Sousa. O objetivo do Trabalho é desenvolver soluções para o sucesso e desenvolvimento das Olimpíadas no Brasil, utilizando dos conceitos aprendidos nas aulas tema 01 até 04, onde devemos apresentar de maneira pratica a utilização das ferramentas da Gestão de Conhecimento, o trabalho trata de um exemplo fictício onde formamos um Comitê Olímpico e Devemos resolver os desafios propostos.

Passo 1:

1) Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais 
profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?

 Para responder a essa questão precisamos relembrar que o foco de atuação do mercado está voltado sempre às novas tecnologias e aos avanços de processos e redução de custos, nesse percurso do desenvolvimento, foram esquecidos os fatores mais importantes como os colaboradores e seu capital intelectual que é o principal recurso para tornar o desenvolvimento possível, dentro deste contexto seria de suma importância planejar reuniões onde mostramos a real importância do capital intelectual dentro de todas as atividades das Olimpíadas e fora delas também, resaltando que todos envolvidos criam expectativas e sonhos individuais e também coletivos, com a fim de atingirem seus objetivos que não são só econômicos, e o principal atuante dentro desse ambiente é o conhecimento tacito.

Num ambiente em que inovações são duplicadas rapidamente pelos concorrentes, e empresas menores frequentemente arrebatam fatias de mercado das maiores pelo lançamento de novos e melhores produtos e serviços, é o capital intelectual das empresas, seu conhecimento, experiência, especialização e diversos ativos intangíveis, ao invés de seu capital tangível físico e financeiro que cada vez mais determina suas posições competitivas. (KLEIN, 1998, p. 1)

 

Segue abaixo algumas ações que promovem o desenvolvimento de todos envolvidos nas Olimpíadas:

- Devem-se aplicar atividades em grupo, como dinâmicas, onde ficam evidentes que o trabalho em equipe e o capital intelectual são os propulsores do desenvolvimento e da melhoria de resultados.

- Apresentação de vídeos motivacionais, onde os integrantes possam criar sentimentos e gerar motivação para os mesmos superarem os obstáculos.

- Aplicar Problemas, tanto práticos como teóricos onde envolva o conhecimento tanto dos atletas como dos técnicos e os demais envolvidos, para resaltar que todas as partes têm importância no resultado final.

2) Como Tornar as varias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comissão que reúne técnicos e atletas), organizações que aprendem umas com as outras?

 Para tornar possível que as varias comissões do atletismo sejam “organizações que aprendem” é necessário fazer com que o conhecimento de cada individuo seja rotativo suficiente para circular por todas as partes da organização, gerando crescimento intelectual, e também que todas as comissões compartilhem parte de suas atividades para que todos possam dividir uma realidade no mínimo parcialmente igual, onde o conhecimento tacito seja apresentado e vivenciado por vários integrantes, gerando assim novas ideias e formando o desenvolvimento desejado.

 Um exemplo dessa pratica seria fazer algumas sessões de treinamento de atletas compartilhadas, onde varias modalidades treinariam em locais próximos, podendo assim verem uns aos outros, onde os técnicos poderiam ver as técnicas utilizadas pelos seus companheiros, e acompanhar o desempenho de outros atletas, podendo ver alguma ideia que pode ser inovadora ou vantajosa a ser inserida ou trabalhada dentro dessa realidade.

Quando desistirmos dessa ilusão (de um mundo fragmentado, sem conexão), poderão construir as “organizações que aprendem”, organizações nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas, (PETER SENGE, 1987).

Passo 2

Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatíveis com a livre circulação de ideias?

 Para tornar o ambiente de trabalho mais compatível e deixar o clima organizacional mais brando para que os técnicos tanto os novatos como os experientes possam compartilhar suas ideias como sugerido anteriormente, é importante marcar horários para almoços, lanches e descanso coletivos, criando o “ambiente Ba” onde eles possam se interagir e diminuir essa restrição e reclusão quanto a compartilharem suas ideias. Também como sugerido no Passo 1, deve-se aplicar dinâmicas, algumas dessas dinâmicas devem ser descontraídas, e mostrar para todos da organização, como são todos “cargos”, aumentando a compreensão quanto a: seu trabalho, a relações com os companheiros, seus conceitos de especialização, prestigio e posição social, como sugere Peter Drucker (1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com