Gestão empresarial
Por: kendy surdini • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
GESTÃO
Um dos principais objetivos de uma empresa ou instituição é gerar valor para os diversos interessados no sucesso da organização. E isso não é simples: exige-se que seja exercida, sobre produtos, serviços e processos, bem como sobre funcionários, uma boa Gestão.
Dentre as mais distintas definições que já se tentou dar ao termo “Gestão”, existe uma que se revela a mais prática, que consiste em ter controle sobre os processos organizacionais.
Para obter uma gestão bem estruturada, torna-se necessário definir:
- Indicadores para as principais atividades dos processos;
- Metas para todos os indicadores;
- Comunicação clara para todos os níveis da organização com relação às metas de cada pessoa, área e empresa;
- Reuniões de resultados (feedback) para analisar a performance dos indicadores;
- Planos de ação para os casos de não serem atingidas as metas estabelecidas;
- Pessoas preparadas para atuar estruturadamente sobre os problemas e na correção destes.
Essas atividades formam a sistemática de gestão, que é a forma como iremos avaliar se a empresa esta atendendo aos seus objetivos estratégicos, se as metas da empresa serão atingidas no final do período, o que será feito para corrigir rumos e como será a comunicação para toda a organização dos resultados e da correção de rumo.
Para isso, existem atualmente diversos métodos ou metodologias, dentre as quais podemos destacar: gestão de performance, ciclo PDCA, Seis Sigma, Governança Operacional, entre outras.
A organização deve avaliar qual o método que melhor atende às suas expectativas e decidir pela sua implantação.
Importante salientar que o objetivo de qualquer método é o de permitir que a organização atinja suas metas. Se isso não estiver acontecendo, pode ser que a forma de GESTÃO não esteja sendo bem empregada, ou que aquele método de gestão não é compatível com os processos daquela organização.
...