Gestão por competencia
Por: KalitaM • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1] |
Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento |
Atividade 3 |
Professor (a): Reinaldo Lopes |
Nome: Aline Silva Martins
Belo Horizonte, 17 de Setembro de 2012. |
Dê exemplos práticos de como pode haver a conversão do conhecimento:
•Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito
Conversa no café, Ouvir em conferência e Escola.
A socialização é um método de compartilhar experiências. Uma pessoa pode obter conhecimento tácito diretamente de outras pessoas, sem usar a linguagem. Os aprendizes aprendem sua arte com seus mestres não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.
O segredo para obter conhecimento tácito é a experiência. Sem compartilhar experiência, é muito difícil para uma pessoa conseguir acompanhar o raciocínio do outro.
•Externalização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito
Redigir um texto, descrever um processo, Desenhar um diagrama.
A Externalização é um método de colocar para fora o conhecimento tácito em conceitos explícitos. O conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
A metáfora é meio de compreender claramente uma coisa imaginando outra coisa simbólica. É muito usada no raciocínio abdutivo. As incoerências inerentes a uma metáfora são harmonizadas pela analogia, o que reduz a falta de sentido destacando o comum de duas coisas diferentes. Muitas vezes metáfora e analogia se confundem. A associação da analogia acontece pelo pensamento racional e centralizam-se nas semelhanças estruturais entre as duas coisas. A analogia nos ajuda a entender o desconhecido através do conhecido e elimina a lacuna entre a imagem e o modelo lógico.
•Combinação: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Explícito
Ligar informações, relacionar base de dados, Reunir informações.
A combinação é um método de sistematizar conceitos em um sistema de conhecimento. Essa forma de mudança do conhecimento implica a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. As pessoas compartilham e combinam conhecimentos por meios de documentos, conversas ao telefone, reuniões, redes de comunicação computadorizadas. O conhecimento realizado através da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.
•Internalização: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Tácito
Ler e formar opinião sobre um relatório, uma página web, uma notícia no jornal.
A internalização é o método de assimilação do conhecimento explícito no conhecimento tácito e está relacionada ao “aprender fazendo”. Para tonar viável a criação do conhecimento organizacional, o conhecimento tácito reunido, precisa ser socializado com os outros membros da organização.
Para que o conhecimento explícito se torne tácito, é necessário verbalizar o conhecimento por meio de documentação, manuais e histórias orais. A documentação ajuda as pessoas a praticarem suas experiências, aumentando seu conhecimento tácito. Os documentos ou manuais facilitam a transferência do conhecimento explícito para outras pessoas, ajudando elas a vivenciar indiretamente as experiências dos outros.
A internalização pode acontecer sem que se tenha que “reexperimentar” as experiências de outras pessoas. Quando muitos membros da organização compartilham um modelo mental, o conhecimento tácito passa a fazer parte da cultura organizacional.
...