Gestao de Recursos Humanos Na Funcao Publica
Por: Marles Agostinho Dos Santos • 19/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.292 Palavras (10 Páginas) • 1.692 Visualizações
[pic 1]
Olga Pedro Moiana
Tema: As diferenças e semelhanças da Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e no Sector Privado, a luz da Legislação Moçambicana.
Trabalho de carácter avaliativo em cumprimento da cadeira Gestão de Recursos Humanos na Função Pública, a ser entregue no departamento de Ciências Sociais e Humanas, no Curso de: Licenciatura em Gestão de Recursos Humano, 2º ano. |
Instituto Superior de Ciências e Educação à Distância
Nampula
Outubro de 2017
Índice
INTRODUÇÃO 4
1. OBJECTIVOS 4
3. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A ADMINISTRAÇÃO PRIVADA 5
3.1. Recursos Humanos do Modelo Clássico ao Modelo Gestionário 5
4. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO COLONIAL E DO PÓS INDEPENDÊNCIA AOS MOMENTOS ACTUAIS. 7
4.1 Os modelos de Administração Pública 7
4.2. A GRH na Administração Pública no Período Colonial Período Pos Idependência aos Nossos Dias. 8
5. O QUADRO LEGAL DE GRH NA FUNÇÃO PÚBLICA E NO SECTOR PRIVADO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA . 9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como o tema as diferenças e semelhanças da Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e no Sector Privado, a luz da Legislação Moçambicana. O trabalho surge no âmbito duma avaliação da cadeira de Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e obedece a segunte estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
OBJECTIVOS
- Objectivo geral:
Analisar as diferenças e semelhanças da Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e no Sector Privado, a luz da Legislação Moçambicana.
- Objectivos específicos
- Compreender as diferenças e semelhanças da Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e no Sector Privado;
- Descrever a Gestão de Recursos Humanos na Função Pública e no Sector Privado, a luz da Legislação Moçambicana.
- METODOLOGIA
A elaboração do presente trabalho tem por objectivo analisar a contribuição dos subsistemas de recursos humanos para as organizações. Para a produção deste trabalho a coleta de dados aconteceu através de revisão bibliográfica de livros com temas relacionados à administração de recursos humanos em forma de pesquisa descritiva.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A ADMINISTRAÇÃO PRIVADA
As divergências têm início ainda antes da admissão do funcionário. Enquanto no sector privado, em geral, busca-se alguém com experiência de mercado, no público a prioridade é a qualificação técnica. Já, no funcionalismo público, é necessário que o líder saiba alinhar diferentes perfis de profissionais que não foram por ele escolhidos, para que todos trabalhem em função do mesmo propósito.
Uma vez contratado o funcionário, em ambos os sectores, o gestor é instigado a manter sua equipa motivada, alinhada e evitar que desejem se desligar da função. No sector privado, existe a facilidade de direccionar funcionários e propósitos da empresa para que sejam similares, uma vez que há maior possibilidade de manifestar expectativas tanto por parte do contratante quanto do contratado. Ao mesmo tempo, é vantajoso que o gestor direcione esforços para manter seu funcionário fiel à vaga que ocupa, uma vez que substituí-lo, embora muito menos burocrático que no sector público, é algo que demanda tempo e dinheiro.
3.1. Recursos Humanos do Modelo Clássico ao Modelo Gestionário
Segundo Rocha (2010), o modelo da função pública moderno tem matriz europeia, remonta desde a revolução francesa e estabelece uma separação entre os poderes políticos e a Administração Pública. A esta caberia a aplicação das leis aos actos concretos, sob forma de actos administrativos.
Neste sentido desenvolve-se a teoria dos actos administrativos, nasce o estatuto de funcionários públicos o qual estabelece o conjunto de direitos e deveres dos agentes da Administração Pública. Este estatudo estabele tambem as regras de funcionamento da Administração Pública e, em especial, a separação entre a Administração e a política e ao mesmo tempo, identifica-se o estudo da Administração Pública com o estudo do Direito Administrativo (novo ramo de direito). A este respeito, W.Wilson explica que, neste modelo os funcionários são neutros e devem actuar segundo regras de boa gestão, independentemente dos partidos políticos e serem tratados de igual maneira, quer na admissão, quer na promoção. O modelo clássico apresenta sa seguintes características:
Principais características do Modelo Classico |
|
Fonte: Adaptadado de Rocha (2010, p. 31)
Dois factos contribuíram de forma determinante para a modificação do modelo classico da função pública, nomeadamente:
- O surgimento da Escola das Relacoes Humanas
- A construção do Estado de “welfare”, com o aparecimento da burocracia.
Surge então a nova concepção gestionária da Função Pública com enfase no controlo de despesa, descentralização das responsabilidades, definição de objectivos e sistemas de medidas de performance com enfase nos resultados. Sete aspectos caracterizam esta nova concepcao:
Caracteristicas da concepção gestionária da Função Pública |
|
Fonte: Adaptadado de Rocha (2010, p. 31)
...