CST em Gestão Recursos Humanos
Por: wagnerwgr • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
CST em Gestão Recursos Humanos
3ª Série
Técnicas de Recrutamento e Seleção
3ª ETAPA
O processo de seleção é imprescindível para o sucesso de uma empresa, pois é através dele, que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença no mercado de trabalho, que cada vez mais está ficando mais competitivo. O grande desafio hoje é a condução do processo de seleção para evitar falhas e o fracasso do processo. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os gastos de tempo e dinheiro tanto para empresa como para o candidato. Toda organização vive de seus resultados e esses são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, é fundamentalmente importante um recrutamento e seleção eficaz e eficiente, que possa identificar a pessoa certa para o lugar certo. Num processo seletivo avalia-se o candidato de uma forma global, verificando suas experiências, habilidades, competências, e também o seu comportamento frente algumas situações que poderá vivenciar em seu novo trabalho.
Mas antes de tudo, é preciso avaliar o candidato como pessoa, suas vivências, seus valores, pois todos antes de sermos profissionais, somos pessoas. E isto traz a humanização e credibilidade ao processo seletivo. Durante o processo, procura-se levantar o perfil dos candidatos para averiguar quais os candidatos possuem competências que esteja enquadrada com as competências organizacionais que se encaixa no cargo.
No processo serão considerados as diferenças individuais, o cargo, a cultura da empresa e os objetivos organizacionais, que combinados tentam ajustar pessoa-empresa.
1. Etapas do processo de seleção
- A avaliação do processo de seleção depende, em boa parte:
- Das técnicas empregadas;
- Da adequação dessas técnicas às características da organização;
- Das competências profissionais buscadas nos candidatos;
- Entre as principais técnicas de seleção utilizadas pelas empresas, temos;
- Análise de curriculum vitae;
- Checagem de referências;
Entrevistas: Momentos que conhecemos os profissionais e coletamos informações complementares, observando, habilidades e atitudes, buscando identificar características profissionais, sociais, intelectuais e pessoais.
Testes: Objetivo avaliar aspectos intelectuais de personalidade, de conjunto ou técnicos relativos a praticas das atividades devem ser preparados considerando as atividades as atribuições e as características do cargo, assim como os aspectos pessoas envolvidas na função.
Existem dois tipos de testes.
Conhecimento: Devem ser preparados de acordo com a realidade da Empresa e da função podem ser testes cultural Português, matemática, línguas ou especificas de conhecimentos técnico.
Psicológico: Complemento para o processo de seleção que possibilita visualizar características de comportamento, social ou cognitivas do candidato só podem ser aplicados por psicólogos.
Técnicas de simulação ou dinâmicas de grupo: São atividades em grupo conduzidas por profissionais qualificados, que visam simular situações ou casos específicos onde os participantes vivenciam e participam com suas opiniões. Podem ser formados em jogos que permitam observar e avaliar as posturas e maneiras de reagir do candidato, a capacidade de trabalhar em equipe, e a ética profissional.
Para o processo de seleção ser eficiente, é necessário observamos as seguintes etapas:
- Conhecer as competências necessárias ao cargo.
- Conhecer as competências gerais que se buscam nas pessoas.
- Planejar o envolvimento do novo funcionário.
- Monitorar e ajudar no ajuste do funcionário.
Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo. Ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.
No mercado de trabalho hoje se busca um profissional que alie competências técnicas às comportamentais. Mas por quê? Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estes darão um retorno mais rápido às organizações. No entanto, num ambiente em constantes transformações onde a vantagem competitiva das empresas está na atuação sinérgica dos seus colaboradores, competências como comunicação, relacionamento interpessoal, cooperação, habilidade em lidar com mudanças, solução de problemas e conflitos, visão sistêmica e empreendedora tem sido o diferencial na escolha dos candidatos. Para níveis de gestão não podemos esquecer das competências voltadas a gestão de pessoas.
RECURSOS HUMANOS
Seleção Pessoal
Dinâmica de Grupo
UM TRABALHO EM EQUIPE
OBJETIVO: Demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.
TAMANHO DO GRUPO: Diversos subgrupos de 5 a 7 membros cada um.
TEMPO EXIGIDO: Aproximadamente 30 minutos.
MATERIAL UTILIZADO: Uma cópia para cada membro da "Avenida Complicada". Uma caneta ou lápis.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala suficientemente ampla com carteiras para acomodar todos os subgrupos formados para o exercício.
PROCESSO:
- A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da "Avenida Complicada";
- O animador formará subgrupos de 5 a 7 membros, entregando a cada participante uma cópia da "Avenida Complicada";
- Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da "Avenida Complicada", com a ajuda de toda a equipe;
- Obedecendo às informações constantes da cópia da "Avenida Complicada", a solução final deverá apresentar cada uma das 5 casas caracterizadas quanto à cor, ao proprietário, à condução, à bebida e ao animal doméstico;
- Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
- Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;
- O animador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A AVENIDA COMPLICADA
A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da "Avenida Complicada".
...