Gestao financeira
Por: le53213 • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LETÍCIA FERNANDA DOS SANTOS
RA: 1728740
DUAN INTERNACIONAL DO BRASIL
PIM I
SALTO
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
LETÍCIA FERNANDA DOS SANTOS
RA: 1728740
DUAN INTERNACIONAL DO BRASIL
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor Financeiro apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Renato Bulcão
SALTO
2017
RESUMO
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
Titulos
Dados Organização
Micro empresa produtora e comerciante de equipamento médico- localizador e visualizador de veias. Voltada para a área de saúde no segmento hospitalar, em clinicas de análises laboratoriais e de estética, pessoas físicas e home care.
A empresa é composta por uma equipe de seis funcionários a incluir o CEO.
[pic 1]Figura 1-Departamentalização funcional
Administrada somente pelo CEO é atribuído a ele os papéis interpessoal, informacional e decisorial da empresa segundo a teoria de Mintzberg. No entanto nos níveis organizacionais compreende a este individuo o estratégico e tático, o operacional, as vezes é determinado para o funcionário melhor habilitado. Nesse caso a multiespecialização não cabe só aos gestores gerais como a cada membro, pois há na empresa muito trabalho em equipe e integração de setores por se tratar de uma micro empresa. Portanto para as operação práticas e aos alcances dos objetivos já traçados no nível estratégico e tático são aplicados o princípio de análise e decomposição e síntese e composição de Rene Descartes com isso cada funcionário é incubido de tarefas a serem feitas dentro de prazos estipulados pelo CEO. Assim ganha-se eficiência no processo, usando o máximo de recursos e tempo hábil. A desvantagem é quanto à eficácia, o CEO não faz o correto papel de administrador devido à falta de tempo, só está presente dois dias na semana, três horas cada e não há uma figura de autoridade hierárquica responsável por: direcionar e controlar os processos conforme os princípios administrativos(Drucker). É de extrema necessidade um gestor geral: pois visto na teoria clássica da administração: a empresa não tem univocidade, estabilidade do pessoal, unidade de direção e equidade na ausência do alto gestor. já que o grupo de trabalho não recebe planejamento, organização e controle dos processos nem remunerados de acordo com o grau de responsabilidade e tarefa, logo o grupo determinou uma organização informal, as atividades são realizadas com eficiência e pró-atividade conforme motivação do grupo-conforme descrito no experimento de Mayo-Quarta fase.
Conforme a Teoria das Relações Humanas A liderança é democrática, os funcionários participam parcialmente das decisões estratégicas e táticas da empresa e todos têm proximidade com a chefia. Essa participação gera motivação na equipe que se sente comprometida e não só envolvida com a organização(APO). É notável o entusiasmo inicial pois logo nos primeiros dias de atividades a produtividade é aumentada, no entanto sofre queda ao longo do prazo estipulado, falta nesse caso estímulos adequados do gestor e acompanhamento do processo afim de detectar falhas e/ou insatisfações com antecedência. Como a empresa tem baixa rentabilidade é recomendado a motivação intrínseca como recompensa psicológica e emocional, um bom planejamento e clareza nas atividades a serem realizadas.
A tomada de decisões é feita pelo alto gestor
Estrutura da organização
Sem benefícios financeiros, ótimo ambiente de trabalho e boa relação com chefia e funcionários
CENARIO IDEAL
O controle da aplicação de recursos dependeria do alto gestor, no entanto as atividades de supervisionar o método e controlar a produtividade do processo seria do gestor geral que faria o intermédio entre subordinados e CEO. Assim para questões pontuais, que demandem repostas imediatas os funcionários teriam a quem se reportar e manter a produtividade ativa sem a longa espera de decisão do CEO atualmente ocupado. Aplicando a Teoria de neoclássica de Drucker a função de planejar: as atividades e o plano de ação, de organizar:dividir o trabalho entre a equipe,de direcionar: coordenar os esforços, comunicar e motivar e de controlar: monitorar e avaliar o desempenho seria cabível a este gestor. Aplicando as pesquisas de Taylor para apoiar o gestor geral o papel dele
...