HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS
Por: Antonio Guedes • 12/4/2017 • Monografia • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 352 Visualizações
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS
Breve histórico da instituição (FTD) fundação doutor Thomas, endereço: rua Doutor Thomas, 798, nossa senhora das graças, CEP 69054-035, Manaus, amazonas.
A FTD surgiu em 1909, como áxilo de mendicidade, passando em 1967 para a responsabilidade da prefeitura de Manaus, através de decreto municipal; a CISVP, surgiu em 1899 com sede no rio de janeiro através da sociedade vicentina desenvolvendo um trabalho caritativo de atenção as viúva e seus filhos órfãos na FDT foram identificados 122 idosos destes 62% são mulheres, dentre as quais 58% concentra-se num quadro de média a alta dependência com um histórico de violência, exploração sexual e de trabalho registrados ainda na infância, sendo levadas para a internação axilar devido à perda de seu papel funcional junto aqueles que de alguma forma, ou por algum motivo “assumiram o lugar da família” violência sexual ou separação e abandono.
A fundação doutor ganhou nesta terça feira, 31, dois novos pavilhões inauguradas pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e que vão abrigar e oferecer mais segurança e conforto aos 116 idosos residentes do programa longa permanência
O pavilhão independente feminino que recebe o nome de Adriano Jorge” em homenagem ao médico, professor e jornalista de Manaus, foi entregue com quartos mais amplos e climatização que atendem as necessidades de todos os residentes. O local, traz ainda mais conforto e bem-estar aos idosos, já o pavilhão coletivo de media dependência feminino que recebeu o nome de “Álvaro Maia”, em homenagem ao político que governou o Amazonas, tem capacidade para 23 idosos e atende, também, idosos acamados.
Atualmente a FDT recebe 116 idosas 73 homens e 43 mulheres – divididos em nove pavilhões e classificados de acordo com o grau de dependência – “aqui nós trabalhamos fazendo o nosso melhor, não só pelo idoso de toda a cidade de Manaus, sempre trabalhando para dar a eles uma melhor estrutura”, afirmou a diretora-presidente, Martha Moutinho.
IDENTIFICAÇÃO DO IDOSO
- Idosa: Francisca do Nascimento Freitas
- Idade: 66 anos
- Grau de instrução: Básico
- Data de nascimento: 26/01/1950
- Patologia: Diagnostico
- HAS: Pressão alta – hipertensão arterial sistêmica. Demência leve alteração na memória, na linguagem.
- Pavilhão de média dependência Álvaro Maia.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ALUNO NO PERÍODO DO ESTÁGIO
- Meu primeiro contato com a idosa foi quando esteve no pavilhão Álvaro Maia que fiz meu primeiro contato com a idosa dana Francisca Nascimento Freitas ela tem pouca memória do seu passado falando coisa, com coisa sem ter muito sentido. Ela diz que morava no Coroado mas as vezes fala que morou em outro lugar sem ter certeza, mas apesar de tudo é uma senhora muito divertida, gosta de participar de todos os eventos que a fundação faz, gosta de dançar, cantar, mostrar muita felicidade. Apesar de tudo é tranquila, se alimenta bem, faz suas coisas bem.
Quantas idosas teve contato direto no período do estágio?
- 8 idosos:
- Alcina Gonçalves, 83 anos - Pavilhão Orquídeas Alta Dependência
- Francisca do Nascimento Freitas, 66 anos - Pavilhão Álvaro Maia Média Dependência
- José Ribeiro da Silva, 79 anos - Pavilhão Idelfonso Alta Dependência
- João Ferreira da Cruz,79 anos - Pavilhão Idelfonso Alta Dependência
- Francisco Carneiro de Oliveira, 81 anos - Pavilhão Idelfonso Alta Dependência
- Leôncio Mendes da Silva, 88 anos - Pavilhão Idelfonso Alta Dependência
- Maria Elizabeth Albuquerque Mello Villa Nova, 74 anos - Pavilhão Adriano Jorge Independente
- António Ribeiro Rodrigues, 69 anos - Pavilhão Helena Cidade Independente
Por que optou por escrever sobre o idoso escolhido?
Eu optei falar sobre a dona Francisca do Nascimento Freitas de 66 anos. Foi pelo seu jeito feliz de ver as coisas, de participar de tudo, mesmo com seu problema de demência leve, ela quer viver, gosta de se comunicar com as pessoas da palpite na hora de se vestir, falar eu quero eu não quero, se gostou da roupa ou não. Ela é feliz apesar de tudo.
O que mais te chamou atenção sobre o idoso escolhido?
Alegria, todo dia tá bom pra ela. Dançarina, gosta muito de dança ela quer viver. Ela tem bonecas na cama que são as companhias dela seus brinquedos, suas filinhas e tem ciúme de cada uma.
Suas observações gerais:
Que as pessoas elas são vistas, olhadas pelo que elas são, a maneira de se impor de se colocar a proposta de esta estagiando com esses idosos nos permite estabelecer um vínculo com esses idosos de participar de suas vidas de conhece-los, a cada um mesmo o que não falem nada, mas olhar de cada um, nós permite senti-los e saber o que querem nós dizer. Porque cada idoso tem sua sensibilidade da sua forma.
CONCLUSÃO
Observações gerais sobre o estágio vivenciado.
A minha experiência de estagiaria junto aos idosos da fundação Doutor Thomas Instituição de Longa Permanência na FDT descobri pessoas muito interessante cada idoso tem sua história seu relato de como chegaram na Instituição, uns a família mesmo levou, dizendo que iam apenas fazer um exame médico, mas iam mesmo era ser deixados na Instituição foram enganadas. Outras foram por conta própria, alguns foram encontrados na rua abandonados e levados para a Instituição. Outras não tinham nenhuma referência de família e tiveram que ficar na instituição.
De acordo com Zimerman (2000), houve um progressivo aumento da população idosa e isto se deu por conta de alguns fatores, dentre os quais dois são relevantes
A diminuição da natalidade e o aumento da longevidade. Por esse motivo o envelhecimento no Brasil requer planejamento na saúde pública para atender a demanda de idosos que poderá chegar a mais de 30 milhões em 2025.
Para isso, os idosos necessitam de cuidados e uma boa qualidade de vida, tornando-se prazerosa, digna e confortável.
Que importância esse processo de estagio teve na sua vida profissional e pessoal.
...