HISTORIA DA ELETROZEMA
Por: 21012015 • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.926 Palavras (12 Páginas) • 1.656 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO / PLANEJAMENTO DO EVENTO....................................................4
DESENVOLVIMENTO / CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA.................................5
História da Eletrozema.............................................................................................5
O Setor Produtivo.....................................................................................................6
O Setor Organizacional............................................................................................7
Porte da Empresa.....................................................................................................7
Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC).....................................7
Ferramentas para Gestão da Organização.............................................................8
Teoria da Administração........................................................................................10
Comportamento Organizacional...........................................................................11
Homem, Cultura e Sociedade................................................................................12
Comunicação e Linguagem...................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................15
- INTRODUÇÃO / PLANEJAMENTO DO EVENTO
Para que se pudesse elaborar o trabalho, foi feita, previamente, uma pesquisa bibliográfica, diretamente relacionada aos tópicos propostos.
Após uma maior interação das práticas teóricas e conceituais, deu-se inicio à pesquisa de campo, em que se analisou os tipos de empresas existentes no mercado local e qual segmento poderia ser tomado como base para elaborar um trabalho de forma mais específica e que pudesse enriquecer os conhecimentos necessários.
Em entrevista com a gerência comercial e administrativa da Eletrozema, pode-se, de forma aberta, propor os tópicos solicitados que foram cuidadosamente respondidos pela empresa e acrescentadas informações relevantes, que mais à frente serão apresentadas.
De posse dessas informações, foram feitas reuniões grupais em que foram definidas as diretrizes do trabalho e deu-se inicio à formulação do projeto em questão.
Como foram recebidas informações claras e objetivas, organizá-las da forma proposta pela Universidade foi tarefa, relativamente, fácil.
Concluídas essas etapas, o trabalho foi formulado e ficou pronto para ser apresentado.
- DESENVOLVIMENTO / CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA
- História da Eletrozema
A história de pessoas simples e determinadas transformou a Zema em uma das maiores empresas de Minas Gerais. Em 1898, o casal Demétrio Zema e Santa Marra deixaram a Calábria na Itália com destino ao Brasil, na aventura da imigração. Junto com o casal vieram cinco filhos, dentre eles, Domingos Zema, com 9 anos. Foram residir e trabalhar na região de Ribeirão Preto (SP), onde enfrentaram as dificuldades das fazendas cafeeiras.
Em 1913 Domingos Zema casou-se com Catharina Cavallaro, que pouco tempo depois contraiu Malária e se viu obrigado a mudar para Araxá (MG) para se tratar com as águas termais. No início, trabalhou como motorista no traslado de turistas e logo percebeu que a nova cidade oferecia oportunidades de negócios.
Em 12 de maio de 1923 montou a Casa Sport, uma pequena loja de peças, acessórios, lubrificantes e combustíveis, o marco inicial da empresa. Domingos Zema começou a alugar carros, fabricar carroças e em 1936 inaugurou o primeiro posto de combustível da cidade.
Na década de 40, seus filhos Romeu e Oswaldo, assumiram os negócios. Em 1957, Ricardo Zema, então com 14 anos, começou a trabalhar na empresa devido à morte prematura de seu pai, Romeu Zema, em um acidente aéreo. No ano de 1964, Ricardo assumiu a direção dos negócios, que na ocasião, se restringia a uma concessionária SIMCA e um posto de combustível. Em 1969 comprou o segundo posto, e daí em diante iniciou o processo de expansão de forma consistente e contínua. Com a ajuda dos filhos, a empresa cresceu e adquiriu outros segmentos de negócios na cidade de Araxá e região ao longo dos anos. Ricardo Zema atualmente é o presidente do Conselho Administrativo do Grupo Zema
- O Setor Produtivo
A história das lojas Zema conforme já mencionado começou quando o empresário Ricardo Zema adquiriu uma concessionária de veículos, revendedora da Chevrolet. Na época, a revendedora detinha o direito de comercialização das marcas Dako e Frigidaire e a ela foi proposto também um negócio no ramo de eletrodomésticos.
Assim, em 1976, foi fundada a primeira loja Zema em Araxá (MG). Desde então, o crescimento da rede de lojas é contínuo e seguro. São mais de 600 lojas no varejo de móveis, eletroeletrônicos, confecções, ferramentas, pneus e brinquedos. Já é uma das maiores redes em vendas e número de lojas. A atuação estende-se entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa atua hoje nos mais variados segmentos, conforme relacionados abaixo:
- Zema Móveis e Eletro
- Consórcio
- Auto Peças
- Concessionária autorizada da marca FIAT
- Petróleo e distribuidora de combustíveis
- Zema Autolocadora
- Moto Zema
- Zema Fashion
O foco da organização é a garantia da qualidade no atendimento a seus clientes e também investe em seus colaboradores, o maior patrimônio da empresa, isso é conseguido por meio da contínua capacitação de seus colaboradores, que são incentivados a participarem de diversos cursos e treinamentos, através do CONVIVERH, um programa de proximidade entre a empresa e o colaborador.
A característica mais marcante deste programa é a simplicidade, que está diretamente ligada a cultura da empresa. A Zema entende que estar presente na vida de seus colaboradores é uma forma de valorizá-los.
...