Harvard Case Study Fundamentos de Operações e Logistica
Por: Thiago_sa_Silva • 24/9/2023 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
Thiago dos Santos Alvares da Silva
Fundamentos de Operações e Logística - T05
Harvard Case Study – HCS
Brasília, 24 de setembro de 2023
Questões para o estudo de caso da Zara.
Seguem abaixo 5 questões sobre o estudo de caso da Zara. Leiam o texto do estudo de
caso e seus anexos com atenção. Nas respostas, busquem embasar suas argumentações
com aspectos teóricos da apostila e de outras fontes, explorando a nossa biblioteca virtual, sempre cuidando para indicar as referências bibliográficas.
1- No seu ponto de vista, os sistemas de informação da Zara apoiam ou prejudicam a
proposta de valor desta indústria da moda em dar mais flexibilidade e responsividade nas suas operações? Busque contextualizar a sua resposta.
O objetivo, desde o início, era justamente melhorar a integração da empresa, permitindo uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, melhoras a logística, armazenamento e distribuição dos produtos. Temos como exemplo o prazo de quatro a cinco semanas entre criação e finalização de um novo produto, bem menor que o prazo de até seis meses apresentado no modelo tradicional da indústria da moda.
2- A Zara optou por desenvolver um sistema de TI próprio para apoiar na gestão de
suas operações, elevando custos de desenvolvimento, de melhorias e de manutenção do sistema de informação. Tomando como perspectiva que uma das prioridades competitivas da Zara é o custo, além da velocidade e flexibilidade, no seu ponto de vista, estrategicamente, esta foi uma decisão acertada, ou seria um ponto de atenção a ser considerado num futuro breve? Embase sua argumentação.
Considero a decisão extremamente acertada, pois, apesar do alto custo para desenvolvimento, implantação e manutenção do sistema de TI, nenhuma solução out-of-box existente no mercado entregaria o que a Zara precisava, visto que o modelos de negócio deles foge completamente do tradicional. Negócios diferenciados demandam soluções customizadas, não como fugir desta regra, por mais que a solução tenha custo elevado, não seria possível atingir os resultados esperados sem que houvesse esse investimento.
3- Tomando como base a figura 13 contido nos Anexos do Estudo de Caso (Compromissos prévios dos produtos: Zara vs indústria tradicional), no seu ponto de
vista, a produção da Zara é puxada ou empurrada? Justifique sua resposta.
A produção da Zara é, nitidamente, puxada. Todo seu sistema logístico e de negócio foi feito pensando nisso, visto a integração vertical e redução drástica do prazo entre design e entrega dos produtos, extremamente reduzidos em relação à insdústria tradicional. Assim, reduz a necessidade de formação de estoque, que é característica da produção empurrada.
4- No caso específico da Zara, pode-se se afirmar que comunicação e os sistemas de
informação não contribuem para minimizar o “efeito chicote”. Você concorda ou
discorda desta afirmação? Comente.
Discordo, toda parte de TI, juntamente com os estilistas da marca, reforçam a redução de tal efeito, pois permitem agilidade na produção, feita em micro lotes, reduzindo, com a integração vertical, as flutuações nas demandas finais.
5- Que aspectos estratégicos da escolha dos fornecedores, de suas localizações
...