INDIVIDUO E A SOCIEDADE
Por: beta77 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba[pic 1]
Curso: Administração de Empresas
1º SEMESTRE
AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
AULA TEMA 03 – O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
Outubro/2013
O indivíduo e a sociedade
A vida humana está profunda e diretamente ligada à vida em sociedade. Analisando este tema temos, segundo a Sociologia que, a sociedade ou o grupo social precede o indivíduo, fazendo do ser humano um produto da interação social. Nota-se que nascemos dentro de um grupo social e este irá formar o indivíduo com as “formas sociais“, que serão compartilhadas por outros indivíduos, fazendo com que seja aceito dentro de um grupo social. A família, a escola, os meios de comunicação em massa e “nosso status de grupo”, creio ser os principais agentes de socialização.
Perante isso temos o conceito de socialização, que é o processo pelo qual nós seres humanos, aprendemos o processo da vida em sociedade. A socialização é um processo cultural pelo qual aprendemos a pensar, agir e sentir dentro da civilização ou sociedade em que vivemos.
A sociedade é rígida com aqueles que nela estão ingressando. A obrigação de uma família, por exemplo, diante do nascimento de uma criança é a de trilhar e acompanhar seus caminhos de forma com que a mesma possa ter direitos de ter uma excelente educação e também proteger talvez, de situações que não haja preparo ainda para se viver, casos esse que nem sempre são feitos, fazendo com que o indivíduo esquematize ao longo do tempo sua forma de viver perante a sociedade.
A socialização não veta o fato do indivíduo ter personalidade própria, os indivíduos dividem alguns traços, permitindo serem identificados perante um grupo específico.
A relação entre a sociedade e o indivíduo envolve mecanismos e processos que não nos damos conta. A sociedade em si constrói o indivíduo e determina de certa forma suas relações e suas complexidades. Este é o papel das Ciências Sociais, refletir e debater com extrema propriedade a relação indivíduo e sociedade.
...