INTRODUÇÃO DA EMPRESA ENGIE (DEMONSTRATIVO FINANCEIRO)
Por: a123456a • 26/10/2019 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
1. Resumo Executivo
A ENGIE é a maior geradora de energia privada do Brasil. Constitui-se numa empresa extremamente sólida e faz parte de um setor perene. Seu Patrimônio Líquido vem se mantendo ao longo dos últimos anos, mas a sua receita vem crescendo, ou seja, ela está sendo capaz de produzir mais receita para um mesmo patrimônio. Isso acontece porque o setor de energia elétrica é intensivo em capital devido aos altos volumes de investimentos necessários, portanto sua expansão é baseada em capital de terceiros, uma vez que tem aumentado muito seus gastos em imobilizado e bens de capital (capex), resultando em aumento do lucro. Sua margem de lucro líquido e ROE são extraordinários e entre os maiores em comparação com seus concorrentes.
Devido ao fato da alta alavancagem ser uma característica deste setor e as boas condições de custo de captação para quitar sua dívida, podemos afirmar que a ENGIE faz uma boa gestão financeira do seus ativos, passivos e resultado. Por esse fato acreditamos que a confiança dos investidores na Engie, de forma geral, se manteve e uma prova disso é o fato de que seu rating da Fitch é AAA ¹.
2. Introdução
2.1 Objetivo do Trabalho
Neste trabalho serão aprofundadas as características da empresa Engie Brasil SA, uma empresa privada de geração e transmissão de energia elétrica que está presente no Brasil há mais de 20 anos. Dessa maneira, buscam-se os aspectos financeiros, operacionais e econômicos. Assim, apresentam-se de maneira expositiva e concreta os tópicos desejados, proporcionando uma análise geral e minuciosa da organização. Neste relatório serão apresentados os valores e seus índices em relação à empresa nos anos de 2016 a 2018.
2.2 Visão Geral da Engie
Atuando no setor de utilidade pública, a ENGIE é a maior geradora privada de energia elétrica do país, com foco na expansão e diversificação do seu portfólio composto por usinas hidrelétricas, termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, eólicas, solar fotovoltaica e movidas a biomassa. Possui 31 usinas em todo o Brasil operando uma capacidade instalada de 10.085 MW, o que representa cerca de 6,2% da capacidade do país. Além disso, a empresa atua na comercialização -principalmente no varejo- e na transmissão de energia, sendo esta em menor escala, iniciada em 2017.
O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país e pelo processo de descarbonização do seu portfólio. Detém cerca de 16,9% de market share na comercialização de energia convencional e 8,8% de participação no mercado de energia incentivada (energias alternativas).Contando com 2.100 colaboradores, a ENGIE teve no país um faturamento de R$ 7 bilhões em 2016.
...