Jovens Administradores e o Mercado de Trabalho
Por: Jhonyfrizon • 26/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 3.991 Palavras (16 Páginas) • 349 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTAÇÃO
JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO
MARAU (RS) 2018
JOVENS ADIMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO
Relatório de Atividade apresentada à Graduação em Administração com finalidade de atender os requisitos do Projeto Integrador.
MARAU (RS)
2018
JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DO TRABALHO
Coordenação do Curso de Graduação em....
Banca Avaliador
Presidente:.....................................................................................................................
Prof. Titulação ........................................................– Orientador(a)
Membro: ................................................................................................................
Profª. ...................................................................... – Titulação
Membro: ................................................................................................................
Profª. ...................................................................... – Titulação
Membro: ................................................................................................................
Empresa.................................................................. – Titulação
Marau (RS)
2018.
RESUMO
A presente pesquisa pretende esclarecer um pouco do atual mercado de trabalho e suas dificuldades para o administrador, pesquisar e falar sobre as áreas da administração que dividisse em 3 principais áreas que são as que mais se destacam: Administração Pública, privada ou empreendedorismo.
Além de esclarecer esse assunto tem como objetivo geral apontar qual dessas três áreas é a mais escolhida pelos novos administradores. E buscando esclarecer qual é o perfil que cada administrador tem que ter em sua respectiva área direcionada. Falar e fazer estudos que melhor de entendimento aos acadêmicos do curso em suas áreas futuras de atuação, possibilitando os mesmos a se prepararem e qualificarem para um mercado cheio de obstáculos a serem vencidos onde só os bens qualificados e preparados irão se destacar e superar.
Palavras-chave: Administração; Competência; mercado de trabalho.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 HISTÓRICO 8
2.2 PERFIL DA ADMINISTRAÇÃO 10
2.2.1 PERFIL DO SERVIÇO PRIVADO 12
2.2.2 PERFIL DO EMPREENDEDOR EMPRESARIAL 12
2.2.3 PERFIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 13
3 METODOLOGIA 14
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Erro! Indicador não definido.
1 INTRODUÇÃO
O momento atual em que vivemos no Brasil é muito delicado, nossa economia está muito defasada e instável e um dos motivos são os escândalos políticos atuais que estão afastando os investidores estrangeiros.
Nessas épocas de crise as empresas buscam cada vez mais profissionais altamente qualificados e que sejam pessoas que ofereçam soluções e com um bom conhecimento na área que irá atuar. Com o aumento de pessoas graduadas nos últimos anos em administração, há um mercado muito concorrido e com rigorosas seleções de trabalhadores, aonde as empresas buscam contratar apenas os melhores.
A administração tem um leque grande de especializações, porem várias instituições não vem preparando de forma adequada seus estudantes para atuar com convicção na área escolhida. Conforme comenta REIS (2012), diante da quantidade de graduandos disponíveis no mercado um diploma de ensino superior não é suficiente para obter sucesso profissional.
Em estudo feito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA,2010), mostra que, cada vez mais o mercado de trabalho está ficando extremamente concorrido e com poucas regras, e com isso aumenta também a exigência pelos melhores profissionais. E com tudo isso muitas vezes profissionais em administração deixam muito a desejar na prática.
Mas poderia ser minimizada isso se as instituições universitárias direcionarem seus alunos apenas para uma das áreas especificas da administração, que sejam:
. Administração na empresa pública
. Administração na empresa privada
. Administração na empresa própria
E é necessário que haja a verificação com os estudantes para saber em quais dessas áreas ele irá querer participar, segundo NUNES (2009) mesmo tendo remuneração mediana um profissional pode encontrar estabilidade financeira em uma empresa pública. Porém a maioria dos servidores públicos estão insatisfeito com suas carreiras por muitas vezes terem condições de trabalhos precários, e por não serem bem valorizados como um executivo bem sucedido da área de Administração.
Já na área privada um profissional que desempenha bem seu papel como administrador terá um reconhecimento muito maior financeiramente, mas terá a cobrança de obter lucros e correrá riscos de obter demissões a qualquer momento.
Agora no empreendedorismo onde um indivíduo abre seu próprio negócio e vira seu próprio chefe, e pode obter lucros financeiros bem vantajoso. Mas mesmo assim tem o risco de insucesso de seu empreendimento, tem em vistas pesquisas que dizem que a maioria das empresas fecham antes de seus dois anos de idade.
...