Levantamento para identificar a importância da administração, em especial a gestão de RH, para a área da saúde ocupacional
Por: cerberusfire • 16/9/2017 • Relatório de pesquisa • 653 Palavras (3 Páginas) • 497 Visualizações
1. Qual a importancia da segurança do trabalho para as empresas?
Pesquisas mostram que as empresas têm se conscientizado sobre a importância de investir em segurança do trabalho. Mas o que vem a ser segurança do trabalho? Segurança do trabalho não é nada mais que um conjunto de normas e medidas que são utilizadas para minimizar acidentes de trabalho, protegendo a capacidade e integridade do empregado. Essas normas e medidas são definidas pelas leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que obrigam as empresas a se adequar de acordo com cada segmento profissional que a empresa “possua”.
Apesar de pesquisas apontarem que a segurança do trabalho é importante tanto para empregado e empregador algumas pessoas ainda acreditam que investir em segurança é um gasto desnecessário. Essas pessoas pouco sabem que essas medidas e normas visam a precaução de acidentes, assim evitando danos a funcionários e gastos “desnecessários” para as empresas.
Um exemplo simples que podemos citar de como a segurança no trabalho é importante, um exemplo que pode explicar sucintamente como a aplicação da segurança do trabalho pode ajudar no ambiente de trabalho. Reorganizando uma determinada área pode aumentar o “poder” de produtividade de uma organização, apenas fazendo uma melhor distribuição dos turnos dos seus trabalhadores. Essa simples medida de segurança pode parece “boba” e um custo desnecessário para a empresa, porém muitas horas de trabalho e plantões sem descanso afetam a produtividade dos funcionários.
Uma consequência desse excesso de horas trabalhadas é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) que causa o afastamento de funcionários, que poderia ter sido evitada com a medida certa. Conscientizar-se para prevenir esse tipo de transtorno que afeta tanto o funcionário como a organização onde ele trabalha traz um retorno positivo para ambos os lados e também faz com que o funcionário reconheça que a empresa se preocupa com seu bem-estar.
Ainda dentro desse contexto de acidentes de trabalho. Os ganhos das empresas também podem ser influenciados dependendo de acidentes de trabalho e o tipo do acidente, entre esses ganhos estão a economia com gastos com acidentes, com o transporte do acidentado, o afastamento do empregado, ainda dentro desse assunto de funcionário afastado, será necessário a contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado e, no caso de acidentados os primeiros quinze dias de afastamento são pagos pela empresa.
Há também gastos relacionados com a reabilitação do trabalhador acidentado. Por que um funcionário que sofreu acidente pode não ter uma volta simples e é provável que leve um tempo para se readaptar e retomar a sua capacidade produtiva habitual.
Então a segurança do trabalho acaba sendo importante tanto para o empregado como para o empregador, onde medidas preventivas simples acabam possibilitando uma melhoria no ambiente de trabalho, favorecendo ambos os lados.
2. Quais são os custos diretos e indiretos de um acidente de trabalho?
Os custos ligados a segurança do trabalho visam a proteção do empregado tanto na área de prevenção de acidentes, quanto na parte pós acidente de trabalho.
Esses
...