Liderança nas Organizações
Por: luizc26 • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1] | GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FRANCISCO FERREIRA MENDES BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO | [pic 2][pic 3] |
ANTONIO CARLOS XAVIER
EDUARDO LUIZ JORDÃO
JOÃO CARLOS N. DE ALMEIDA
JOSENILSON MINEIRO PORTELA
LUIZ CARLOS RODRIGUES
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
DIAMANTINO-MT
2016
[pic 4] | GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FRANCISCO FERREIRA MENDES BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO | [pic 5][pic 6] |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
[pic 7]
DIAMANTINO-MT
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................1
2 ORGANIZAÇÃO ..............................................................................................2
3 O PAPEL DO LIDER .......................................................................................3
4 ESTILOS DE LIDERANÇA .............................................................................3
4.1 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA .......................................................................3
4.2 LIDERANÇA DEMOCRATICA ......................................................................4
4.3 LIDERANÇA PATERNALISTA .....................................................................4
4.4 LIDERANÇA SITUACIONAL ........................................................................4
5 LIDERANÇA E GERENCIA ............................................................................5
6 O PAPEL DO LIDER NA EMPRESA, ALGUMAS FUNÇÕES BASICAS ......5
7 CONCLUSÃO ..................................................................................................6
8 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ...............................................................7
- INTRODUÇÃO
Conforme descrito por Pontes (2008), em uma época de constantes mudanças tecnológicas e com o capitalismo como o centro das atenções, é possível avaliar as inúmeras transformações crescentes, no que engloba o tema, a liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais importante, na medida em que o mesmo representa o elemento propulsor de muitas dessas mudanças.
A liderança decorre sobre características pessoais do líder e lideradas, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício (PASSOS, 2014).
Para Passos (2014), a liderança não pode mais ser exercida a partir de uma posição no jogo de uma hierarquia de comando e controle. O líder moderno ou da era da informação tem que saber lidar com as pessoas, pois é através das pessoas que são realizadas as ações e conseqüentemente os resultados de uma organização são ou não atingidos, uma vez que são elas que fazem as coisas acontecer dentro e fora da organização. Atualmente, muitas organizações preocupam-se com o nível de motivação de seus empregados, não simplesmente pelo fato de desejarem sua felicidade, mas pelo que isto representa em termos de resultados para a própria organização.
Segundo Peters (1989), liderar é proporcionar às pessoas oportunidades jamais experimentadas. Os líderes não transformam pessoas mas permitem que essas pessoas se descubram, se expressem. “O papel da liderança é descobrir e desenvolver novos talentos e, muitas vezes, isso significa confrontar antigos conceitos.
- ORGANIZAÇÃO
As organizações estão por toda parte. Estão presentes desde a primeira existência do homem que vive em sociedade, pelo simples fato de se organizar para a realização de algo. E presentes tanto na sociedade como na vida particular (PONTES, 2008).
Para Chiavenato (1997, p.264) a palavra organização tem diversos significados em administração: 1. A organização sob o ponto de vista das ciências comportamentais – representa um sistema de comportamento de todos os participantes, todas as relações formais e informais; 2. A organização no sentido de empresa – seria um empreendimento moldado para atingir um objetivo; 3. A organização como função administrativa – representa a organização como parte do processo administrativo. É o agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa e a atribuição de cada agrupamento a um executivo com devida autoridade para atingir tais atividades. A Organização requer, pois o estabelecimento de ralações de autoridade com disposições para a coordenação entre as mesmas, tanto vertical como horizontalmente, na estrutura da empresa.
Segundo Maximiano (1995, p. 25): Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além de pessoas, ela utiliza outros recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos.
- O PAPEL DO LIDER.
Um bom líder e aquele que sempre motiva sua equipe para obter bons resultados e atingir suas metas, e sempre preservando a harmonia e o bom relacionamento entre os colaboradores.
Ate alguns anos atrás as organizações não davam a devida importância ao seu capital humano, mas isso felizmente foi se modificando e as empresas foram se humanizando, hoje as grandes organizações estão se focando mais no seu capital humano pois eles sabem que o sucesso da empresa depende deles, apesar de saberem que esse capital não os pertence, mas que esta a sua disposição, enquanto for capaz de gerencia-lo (KONDO, 1994).
...