Liderando Grupos - Parte I
Por: EduardoRuiz • 28/4/2017 • Artigo • 412 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Liderando Grupos
Parte I
Há algumas semanas abortamos aspectos comportamentais considerados benéficos na atividade empreendedora. Contudo, não consigo imaginar uma atividade empreendedora realizada de forma solitária por muito tempo, seja por necessidade do próprio empreendedor ou pelo fascínio de colaboradores. Você consegue? Ora, se estamos falando de uma pessoa e seus colaboradores, estamos falando de um grupo liderado por alguém. Que tal discutirmos esse assunto?
A liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.
Para facilitar o entendimento da liderança e da influência, torna-se necessário conhecermos as bases do poder, onde o poder se baseia. O poder em um grupo é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas podem resistir. Existem cinco diferentes tipos de poder que um líder pode possuir:
- Poder coercitivo: explora o sentimento de medo dos colaboradores: “Se você não fizer o que mando, eu punirei você”;
- Poder de recompensa: explora uma possibilidade de benefício ao colaborador: “Se você fizer o que eu mando, eu lhe dou uma recompensa”;
- Poder legitimado: enfatiza a hierarquia: “Como sou o chefe, você tem que fazer o que eu mando”;
- Poder de competência: a pessoa é considerada uma fonte de conhecimento e de informação especial;
- Poder de referência: os colaboradores gostam e se identificam com a pessoa em questão. É um poder conhecido popularmente como carisma.
A verdadeira liderança decorre geralmente do poder de competência e do poder de referência do líder, ou seja, ela se baseia no poder da pessoa do líder, na maneira pela qual o Líder é visto pelos outros e não no que a pessoa pode oferecer aos outros. O desafio do líder está em saber migrar decisivamente para o poder baseado em sua pessoa
Agora que conhecemos as bases do poder, imaginando que se partirmos da base, se tornaria mais fácil o desenvolvimento e utilização do poder, que tal conhecermos os estilos e as situações de liderança? Até a próxima semana então!
Eduardo Ruiz
...