Logítica
Por: anselmolns • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
Anselmo Luiz do Nascimento Sampaio
Tarcízio Dantas Rodrigues
Sergio Luis Pinheiro Façanha
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA CADEIA DE SUPRIMENTOS
FORTALEZA-CE
2015
Anselmo Luiz do Nascimento Sampaio
Tarcízio Dantas Rodrigues
Sergio Luis Pinheiro Façanha
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Atividade estruturada apresentada ao curso de
Administração, do Centro Universitário Estácio do Ceará, tem o objetivo de obter a nota de AV1 na disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos
Orientador (a): Rogério Chagas
FORTALEZA-CE
2015
1- INTRODUÇÃO
Esse artigo pretende mostrar as maiores vantagens da utilização da tecnologia da informação para a cadeia de suprimentos, bem como suas vantagens, como a redução de tempo e dos custos administrativos e de transações estratégicas em todos os níveis de processo da cadeia de abastecimento. Também falaremos a cerca da evolução tecnológica e as consequências acarretadas por ela no campo da logística além dos diversos tipos de sistemas transacionais de gestão e como funciona cada um deles.
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA A LOGÍSTICA
Com o contínuo progresso da globalização, o mundo empresarial tende a sofrer grandes modificações em todos os segmentos, cargos e funções. Através da evolução da tecnologia, muitos cargos foram extintos, como: operadores de telex, operadores de máquinas de perfurar cartões, ascensoristas, digitadores, telefonistas, secretárias, operadores de computadores de grande porte, operadores de máquinas copiadoras, etc. Por outro lado, abrem-se novos cargos decorrentes da demanda tecnológica (Bertaglia, 2009). Cabe ao profissional especializar-se, capacitando-se cada vez mais para o que o mercado pede, caso contrário, ele estará determinando o seu próprio fracasso.
Conforme relata Bertaglia (2010) as funcionalidades empresariais sofreram grandes modificações nos últimos anos. Áreas que trabalhavam praticamente isoladas como o setor de planejamento, compras e manufatura, agora estão agrupadas em um único processo: a cadeia de abastecimento integrada ou logística integrada. Tal medida visa reduzir os conflitos dentro da empresa e aumentar a velocidade da informação e de material. Dessa forma irá atender as expectativas dos clientes e consumidores. Ela também gera indicadores de desempenho para administrar a cadeia por completo.
Medidas que outrora eram de fundamental importância, hoje, coletivamente falando, não possuem mais tanta relevância. A empresa é avaliada pela eficácia do ecossistema e não apenas pela eficiência de suas máquinas.
Antigamente, achava-se que trabalhar na informática era só pra gênio ou maluco e as salas de computador eram praticamente de acesso proibido. Pra felicidade dos nossos amigos profissionais da informática, esse mito foi quebrado e hoje eles passaram a ser vistos como mais um colaborador que, assim como qualquer outro setor, tem fundamental importância para a empresa.
Na nova realidade em que vivemos, as organizações devem se ajustar ao novo modelo estrutural que a demanda de negócios exige. E o grande desafio é: adequar o perfil profissional das pessoas que têm a responsabilidade de administrar os processos reorganizados. Dessa forma, o profissional responsável pela compra de matéria-prima passa a tratar diretamente com o profissional que recebe os pedidos dos clientes, de maneira que a interação dos colaboradores na empresa fica muito mais compacta e dinâmica. Esse formato gera um melhor relacionamento entre cliente e fornecedor, passando ser a preocupação na cadeia: nível de serviço e redução de custos.
A mudança de mercado tem provocado profundas alterações no perfil dos profissionais de logística. Hoje o que se pede é uma visão mais ampla e extremamente transacional, voltada para a redução de custos. O cliente é o foco, e é fundamental ressaltar os valores para sua retenção. Portanto, investir em conhecimento é essencial para se conseguir o êxito.
A evolução das empresas e da forma de administrar está relacionada á evolução da informática, que diminui as distâncias e acelera a disponibilização das informações. Os Profissionais devem procurar entender de coisas básicas, como utilizar processadores de texto, e-mail, aplicativos para montar uma apresentação, planilhas para simulações de custos. E, ainda que de forma bem superficial é interessante que saibam os conceitos de MRP II, ERP e aplicações de otimização de planejamento e distribuição. Não é necessário ter um profundo conhecimento em computação, mas os profissionais que não tiverem nenhuma intimidade na área estarão fadados ao fracasso.
Bertagli (2009) aborda que algumas pessoas já haviam antecipado como a Revolução Industrial iria transformar a natureza do trabalho. E realmente a tecnologia alterou a forma de trabalho e as estruturas das organizações. Nos dias atuais, a tecnologia da informação trouxe mudanças tão drásticas para as empresas como as impostas no período da Revolução Industrial.
A tecnologia da informação possibilitou o manuseio de grande quantidade de dados, criou computadores que servem
...