Logistica Sistemas Integrados
Por: joaovaitomanocy • 15/9/2020 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Administração
ANA CLARA DINIZ GUIMARÃES
JOÃO VICTOR SANTOS PENIDO
LOGÍSTICA
Exercício de Fixação 2 - Logística de Suprimentos
Betim
2020
- Quais são as características da Metodologia Just in time no ambiente de produção e operações logísticas?
R: O modelo JIT está ligado a derivação do mercado orientado pelo consumidor, exigindo que, ao nível operacional, cada processo seja suprido com os itens e quantidades corretas. Algumas das expressões que podem ser empregadas para traduzir o JIT são a produção sem estoque, a eliminação de desperdícios, a manufatura de fluxo contínuo, o esforço contínuo na resolução de problemas e a melhoria contínua de processos. Na logística, o tempo de transporte entre o fornecedor e o cliente constitui-se em uma das principais dificuldades da implantação do JIT. Uma distância muito grande entre ambos pode impossibilitar um sistema de produção por tornar o processo muito demorado. Uma das opções para obter sucesso nesse modelo é o fornecedor estabelecer-se dentro da área ocupada pelo cliente, como no caso de quem fornece para indústria automobilística.
- Quais são as características da Metodologia Kanban no ambiente de produção e operações logísticas?
R: O modelo Kanban auxilia na manutenção de estoques, aplicando determinados cartões para exibir a necessidade de produzir mais de um determinado item, comprar mais materiais ou entregar certo produto. Ele é um sistema de emissão e sequenciamento de ordens, importante para a gestão do estoque, ou seja, tanto para autorizar a produção, como a movimentação de lotes. No modelo Kanban de movimentação são colocadas instruções sobre as mercadorias: quais chegarão, quais devem ser adquiridas, quais apresentam alto volume etc. Ele garante que etapas como movimentação, armazenagem e distribuição sejam executadas de maneira otimizada e dentro dos prazos definidos.
- Como essas metodologias se relacionam com o sistema puxado de produção?
R: O modelo JIT e Kanban andam lado a lado para possibilitar a produção de um determinado produto sem a necessidade de criação de estoque. Para isso, é fundamental a adoção de um sistema de produção puxada, em que cada etapa do processo só deve produzir um bem ou serviço quando um processo posterior, ou o cliente final, o solicite.
- Quais são as funcionalidades dos Programas e Tecnologias de Reposição Rápida (CRP – Continuous Replenishment Program – Programa de Reposição Contínua, ECR – Efficient Consumer Response – Resposta Eficiente ao Consumidor, VMI – Vendor Managed Inventory – Estoques Gerenciados pelo Fornecedor e QR – Quick Response – Resposta Rápida)? Explique a integração dessas funcionalidades nas operações logísticas.
R: Os programas e tecnologias de reposição rápida surgiram com a ideia da venda puxada. Consistem basicamente em programas desenvolvidos em parceria com os principais fornecedores de uma empresa, para o compartilhamento de dados de vendas e níveis de estoque em tempo real, visando a coordenação dos diferentes elos da cadeia de abastecimento. O fornecedor assume as decisões sobre os reabastecimentos ele próprio, respeitando os limites previamente estabelecidos e sujeito a aprovação do cliente. Essa integração entre fornecedor/cliente permite reduzir os níveis de estoque e consequentemente gera uma redução nos custos de ambas as partes.
...