Logistica e suas aplicaçõea
Por: marcio leles • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Márcio Henrique de Leles
13.1.9809
Gestão de Operações e Logística
Logística e suas aplicações
Cead-Ufop
Caratinga-2015
Logística Empresarial
As 4 atividades empresariais básicas ; aquisição, movimentação, armazenagem e entrega. No mercado globalizado as empresas estão cada vez mais investindo em uma chamada horizontalização da produção, que é quando uma empresa terceiriza parte do seu processo de produção, o que reduz gastos, já que quando isso acontece essa parte, ou partes que são terceirizadas passam a serem produzidas por empresas especializadas, que detêm menor custo de produção, tornando assim a atividade menos onerada. Gerenciar esse complexo sistema de fabricação, recebimento de matéria prima, e distribuição de produtos, tem sido um desafio nos dias atuais de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Como produzir mais, distribuir mais e se expandir minimizando os custos? A logística bem feita, feita de maneira sistemática e planejada é a resposta dessa questão.
A logística integrada é uma evolução da logística, a partir de então todo o sistema de acompanhamento e distribuição das empresas passou a ser integrado e não setorial e se convergindo em determinados pontos, por exemplo; desde a fabricação de um produto até a sua distribuição, todo o processo só obterá sucesso se o objetivo final for alcançado, que é a satisfação dos clientes, público alvo, por isso desde os primeiros trabalhadores que fabricam ou extraem a matéria prima, aos distribuidores do varejo, todo mundo tem que estar alinhado a cadeia de abastecimento.
Nessa visão integrada da cadeia de suprimentos, Supply chain management, o maior desafio é equacionar os diferentes tamanhos objetivos e particularidades entre os componentes da cadeia, mas acredito que esse seja o caminho para atender as demandas da sociedade cada vez mais global.
Com a logística de cadeia de suprimentos integrada , muito se tem dito sobre competitividade. A vantagem competitiva é alcançada muitas vezes quando a empresa consegue através de uma boa logística, ajustar todos os fatores da produção, just. in time, agregando aquele produto; qualidade, eficiência, baixo custo de produção e tecnologias necessárias para atender ao público alvo.
Quando a empresa consegue se alinhar ao suply chain management, ela se torna mais ágil, mais eficiente e adquire as vantagens competitivas anteriormente citadas. No Brasil, até o momento, poucos segmentos empresarias conseguiram aderir a esse conceito de logística integrada, as fabricantes de automóveis e as empresas supermercadistas são pioneiras nesse assunto. Um bom exemplo disto é o chamado consórcio modular, usado na fabrica da Volkswagen, em Resende, no Rio de Janeiro, onde todas as empresas participantes do processo de fabricação e montagem dos veículos lá produzidos trabalham numa mesma área, facilitando todo o processo e também o controle de qualidade.Para que a logística seja bem aplicada ela deve preencher alguns questionamentos básicos, como na figura abaixo;
[pic 1]
É necessário identificar bem os 4 grandes grupos que compõem a cadeia de suprimentos; Fornecedor, manufatura, distribuidor e consumidor.
No serviço público que tem como cliente o contribuinte, o cidadão, também se faz necessário uma logística de qualidade, pois lá também se trabalha muito com aquisição, distribuição de materiais e prestação de serviços. Os fornecedores geralmente são empresas privadas, que através de licitações públicas fornecem materiais e prestação de serviços aos órgãos públicos, os servidores públicos em um estágio inicial são manufaturadores, já os órgãos públicos em si, exemplo, um hospital público, é o distribuidor da prestação de serviços de saúde ao consumidor final, o cidadão.
...