MELHORES PRÁTICAS INDICADAS PELOS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E PELO CONTROLADOR
Por: ggrf21 • 26/1/2016 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Melhores Práticas indicadas pelos órgãos de controle externo e pelo controlador
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles administrativos e se estes estão sendo efetivamente seguidos. A ausência desta ferramenta para empresa principalmente de estrutura complexa a expõe a riscos, tais como: práticas ineficazes, erros, desperdícios e fraudes.
A realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os controles, é imprescindível para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.
Com a necessidade das empresas reduzirem custos, o controle da conformidade dos processos se torna importante para evitar desperdícios e duplicidade de tarefas o que causa ineficiência e maior gasto na execução dos processos.
Sem o efetivo controle a organização fica vulnerável a possíveis fraudes praticadas por agentes internos ou externos, com a utilização de brechas nas normas e/ou políticas internas, podendo assim tirar vantagens próprias das fragilidades da organização.
É possível verificar que a auditoria interna serve como ferramenta de apoio à gestão e para transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas gerando recomendações com as melhores práticas a serem seguidas pela organização com o intuito de mitigar os riscos dos processos e do negócio, contribuir com o desenvolvimento dos processos internos, gerando bons resultados para todos as partes envolvidas. Tem grande impacto no combate a corrupção pela verificação de possíveis fraudes que tenham ocorrido e com a verificação de possíveis falhas que poderiam dar margem a prática de ações ilícitas.
...