MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERA RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS PARAGOMINAS
Por: fabriciii4 • 10/8/2021 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERA RURAL DA AMAZÔNIA
CAMPUS PARAGOMINAS
Sistemas produtivos em serviços
Serviços em massa, não tem a presença de um profissional, apenas padrões e regras de procedimento já estabelecidos, um exemplo é o serviço de transporte é prestado pelas rodoviárias usada por uma coletividade de pessoas
Lojas de serviços, nesse caso temos uma junção entre os serviços profissionais e as massas, exemplos: as escolas onde profissionais da educação prestam serviços de ensino as massas.
Serviços profissionais, é baseado em pessoas, o volume de atendimento e menor, mas existe grande variedade, devido sua customização, podendo oferecer diferentes tipos de necessidades, exemplo: um cirurgião plástico, pois ele precisa se ater as necessidades e desejos individuais de cada cliente.
Sistemas produtivos na manufatura
Processos Contínuo, são produções em massa, grandes volumes em pouco tempo, sem interrupção do processo, exemplo: fornecimento de energia elétrica e um serviço que precisa ser constante.
Produção Em Massa, tem como caracteriza o grande volume em que é feito, mas com pouca variedade de itens, exemplo: produção de automóveis que são feitos em grande escala.
Em Lotes, é produzidos volumes em quantidades determinadas de produtos por vez, exemplos: roupas, pois as fabricas podem produzir 20 calças, 20 shorts e assim por diante.
Por empreitada, é um processo mais customizado, já que são feitos de acordo com pedido, mas os recursos e matérias são os mesmos recursos de produção dos demais itens exemplo: Gráficas, na produção de convites de casamento.
Por projetos, é uma produção totalmente customizada do início ao fim, projetos normalmente grandes e demorados, onde existe um baixo volume e variedade e exclusividades, exemplo: Navio ou a produção de um avião com modificações especiais.
Sistemas produtivos quanto à interferência do cliente:
MTS – Produto Pronto, exemplo: Em uma papelaria, os produtos estão disponíveis e finalizados e são empurrado para o cliente já pronto para utilizar.
ATO – Montagem sob encomenda, a empresa tem os materiais, porem como o produto será configurado é o cliente que decide, exemplo: em uma pizzaria já tem todos os itens dispostos e assim que o cliente efetua o pedido a pizza será montada de acordo.
MTO - Produção sob encomenda, é uma produção não padronizada na qual os itens são feitos a partir do pedido de cada cliente, sendo mais comuns sobre itens caros, como carros, aviões exemplo: A construção de um edifício será feita a partir do pedido do cliente onde a empresa iniciara os tramites quanto ao orçamento para que o projeto seja iniciado.
ETO – Engenharia sob encomenda, nesse caso o processo e feito quase que em sua totalidade sobre as especificações do cliente, um produto puxado, exemplo: Um vestido de noiva vai ser produzido seguindo as especificações desde o tecido usado até detalhes finais, todo projeto será exclusivo.
...