Matris SWOT
Por: helderssouza • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Segue um breve resumo sobre o vídeo do Michael Porter:
Estratégia, simplificadamente é o que tornará uma empresa diferenciada com vantagem competitiva.
A competição sem estratégia, ou seja, pela mesma coisa é destrutiva para as empresas envolvidas, que geralmente vão lutar apenas no âmbito de preços.
Segundo Poter, quando as empresas criam estratégias, elas apresentam uma competição diferenciada, criando valor para os clientes, permitindo a empresa prosperar com mais lucratividade.
Poter também explica o que Melhorar a eficiência operacional/tática não é estratégia:
Ex: implementar melhores práticas, modernização de equipamentos/gestão, atualizar meios de comunicação com clientes, etc. Apesar de importante e necessário para que as empresas continuarem eficientes e produtivas, isto não é estratégia.
Resumidamente estratégia não é fazer a mesma coisa, melhor. Estratégia é encontrar uma forma diferente e inovadora para a empresa oferecer valor.
O desafio é fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Continuar assimilando melhores práticas, mas também saber claramente o que o tornará diferente dos demais.
Porter ainda cita a ideia principal do seu importante livro de estratégia “Vantagem competitiva” que apresenta o modelo das 5 forças, que resumidamente são: poder dos clientes, poder dos fornecedores ,barreiras de entrada , ameaça de produtos substitutos e a natureza da própria rivalidade
As 5 forças de Porter definem de forma coletiva e sistemática como uma empresa pode aprimorar sua posição e o potencial de lucratividade.
O vídeo também discute brevemente sobre o seu livro da estratégia competitiva em relação ao conceito de cadeia de valor e também que os limites das industrias podem evoluir e se modificar.
Att,
...