NESTLÉ - ESTUDO DE CASO
Por: Jariane Souza • 27/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 482 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Resenha Crítica de Caso
Beatriz Silva da Costa Lima Gonçalves
Trabalho da disciplina Gestão Estratégica e
Vantagem Competitiva
Tutor: Antônio Luis Draque Penso
Rio de Janeiro
2019
NESTLÉ
Referência:
BELL, D. E.; SHELAMN, M. Nestlé. Harvard Business School, out./ 2012.
O texto de Bell e Shelamn (2012), “Nestlé” apresenta, inicialmente, a história da criação da Nestlé, transita pelos “Anos Maucher”, de 1980 a 1997, onde mostra a trajetória do gestor Helmut Maucher, posteriormente contando sobre a Era Brabeck, de 1997 até 2008, em que um veterano da empresa torna-se CEO devido a aposentadoria de Maucher, e prossegue apresentando a história da Nestlé a partir de 2008, as estratégias utilizadas pra venda, o sucesso dos seus produtos. O texto de Bell e Shelamn (2012) finaliza apresentando de forma bem resumida o olhar do novo CEO Bulcke para o futuro da empresa.
O texto destaca, logo no início, que o alicerce para conquistar todo o sucesso da Nestlé foi o de se apoiar em provimentos agrícolas, equipes sólidas do mercado local e a utilização de diversas estratégias. Bell e Shelamn (2012) nos contam que a história da Nestlé se inicia em 1867 com o farmacêutico suíço Henri Nestlé que elaborou uma mistura nutritiva para o público infantil originária do leite de vaca, com um pouco de açúcar e farinha de trigo. Através de um procedimento de secagem bem diferenciado, esse produto começou a ter sucesso pois muitas mães não conseguiam amamentar os seus filhos e esse preparo foi eficiente no combate a desnutrição infantil. Foi dessa forma que nasceu a Farinha Láctea Nestlé e as vendas, logo de inicio, foram muito significativas e se expandiram pela Europa.
O start para o sucesso global da Nestlé vem com a fusão com a sua rival Anglo-Swiss Condensed Milk Company em 1905 e, dessa forma, a Nestlé começou a abrir fábricas e implantar novos produtos pelo mundo, chegando ao Brasil em 1920 com a primeira fábrica da América Latina.
Interessante destacar do texto de Bell e Shelamn (2012) é que a Nestlé implantou diversas estratégias de cadeias de suprimentos, desenvolvimentos de produtos e adaptações conforme os consumidores, conseguindo assim manter o seu sucesso até o Pós Segunda Guerra Mundia, quando ela se fundiu com a Maggi. Até a década de 1980, a Nestlé adiquiriu 25% da L’Oréal e se fundiu também com a Alcon Laboratories.
O texto apresenta, de forma sucinta, a trajetória do Gestor Helmut Maucher, que perdurou de 1980 até 1997. Desde 1978 os lucros da Nestlé estavam caindo e a chegada dessa CEO foi uma mudança bruca na empresa, pois Maucher plantou estratégias menos burocráticas e mais eficazes. Um ponto importante do texto e que é válido destacar foi que nesse período a Nestlé fez a aquisição da gigantesca empresa de alimentos dos EUA, a Carnation, por 3 bilhões de dólares.
Com a aposentadoria do Maucher, um veterano da Nestlé torna-se o CEO em 1997 e fica até 2008, o Brabeck. Seu maior objetivo era atingir “a competitividade sustentével em um nível mundial através de quatro pilares estratégicos” (BELL; SHELAMN, 2012, p. 3). Basicamente, esses quatro pilares se resumem em: renovação e inovação; melhor comunicação com consumidores; vender os produtos Nestlé em todos o mundo; e operações econômicas e eficientes.
Bell e Shelamn (2012) analisa a trajetória de Brabeck apontando diversas estratégias que o CEO tomou ao longo dos anos como forma de melhorar o desempenho da empresa e implantar a inovação de produtos apara alavancar as vendas mundialmente. A criação de uma Divisão de Nutrição que estava diretamente ligada ao CEO foi crucial para o sucesso da empresa, pois fez aquisições estratégicas importantes para Nestlé e a colocou na liderança da empresa em nutrição infantil em 2007.
Percebe-se, ao analisar o texto de Bell e Shelamn (2012) que um dos quatro pilares dos objetivos iniciais de Brabeck foi fator primordial para o sucesso significativo da Nestlé entre 2003 3 2008: , a renovação e inovação dos produtos. Alimentos com benefícios funcionais, de nutrição especializada foram primordiais para alavancar as vendas e colocar a Nestlé em um patamar superior as outras empresas concorrentes.
...