Novas Tecnologias e a Gestão de pessoas
Por: Adm3 • 6/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
FACULDADE ÚNICA DE TIMÓTEO
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Administração: 4° Período Professor: Ronald Ramos Data: 24/09/2015
Componentes: Allecyane Alves, Dione Martins, Douglas Martins, Karla de Fátima, Laressa Frossard, Layanne Domingues, Mara Samora, Shirley Sandra.
Novas Tecnologias e a Gestão de pessoas
Introdução
A evolução tecnológica que envolve o mundo atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela Internet.
A tecnologia da informação (TI), que é gerada e explicitada devido ao conhecimento das pessoas, tem sido utilizada por indivíduos e organizações, para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo; para aumentar a produção, melhorar a qualidade dos produtos; como suporte à análise de mercados; para tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com competidores.
Em face disso é considerada como importante instrumento de apoio à incorporação do conhecimento e como o principal agregador de valor aos produtos, processos e serviços entregues pelas organizações aos seus clientes.
A tecnologia na gestão de pessoas
No mercado atual, percebemos como tem sido fundamental as empresas utilizarem um sistema de informação e uma tecnologia adequada. As empresas precisam acompanhar todas as mudanças que ocorrem no mercado, pois a tecnologia possibilita a empresa se tornar mais produtiva com menor custo e tempo, influencia na qualidade de produtos e serviços, auxilia no gerenciamento de processos com rapidez e confiabilidade.
Principais desafios da gestão de pessoas
- Alinhar pessoas/competências humanas à estratégia de atuação da organização;
- Desenvolver e capacitar gestores;
- Alinhar políticas e processos de gestão à estratégia;
- Apoiar e promover mudanças organizacionais.
Influências da Tecnologia na Gestão de Pessoas A implementação da tecnologia da informação é uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais da gestão de pessoas, é preciso entender que as novas tecnologias existem como meios de transformação organizacional nas empresas. Na gestão de pessoas a tecnologia diz respeito a função dos recursos humanos, na análise de mudanças do fluxo de trabalho, e das responsabilidades dos cargos resultantes, outro aspecto é o estabelecimento da segurança e da confiabilidade dos sistemas de informação de uma empresa. |
As novas tecnologias disponíveis alteram a forma de se fazer negócios e o modo de organização das empresas, os processos de trabalho, provocando profundas alterações na maneira de educar e treinar as pessoas. Esta mudança feita adequadamente torna a organização capaz de manter sua viabilidade e competitividade em um ambiente de transformação constante e incerto. Mas de nada adianta pretender fazer mudanças organizacionais ou culturais sem antes preparar as pessoas para fazer com que essas aconteçam realmente em seus comportamentos e práticas, ou seja, as mudanças reais dentro da organização somente ocorrem a partir das pessoas. |
Resolução de Problemas
Os sistemas de informação juntamente com as tecnologias da informação são soluções para uma variedade de problemas e desafios organizacionais, chamamos isso de “abordagem da resolução de problemas”; que tem com relevância além de problemas atingir os objetivos da empresa.
Modelo simples para ajudar a entender e solucionar problemas organizacionais por meio do sistema de informação.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Durante e depois da implantação, os resultados precisam ser continuamente medidos.
Tendências e perspectivas futuras das Novas tecnologias e Gestão de Pessoas
A gestão vem passando por diversas transformações. A globalização tem provocado uma acirrada concorrência, que envolve todos os continentes, exigindo das empresas aumento da produtividade, da qualidade e redução dos custos. Em uma economia instável, as pessoas revelam seus talentos e competências para sobreviver à concorrência acirrada do mundo globalizado. Pessoas comprometidas, focadas em resultados, capacitadas, resistentes à pressão e com habilidades de relacionamento são os alicerces e a engrenagem que conferem à organização uma vantagem competitiva nesse contexto.
...