O Artigo de Logística
Por: silvano.santos • 25/6/2020 • Resenha • 9.112 Palavras (37 Páginas) • 128 Visualizações
A produtividade do setor de logística responsável pelas entregas de pedidos aos clientes do Estado do Ceará na Aço Cearense sob a perspectiva de implantação do MASP
Mariana[1]
Mauricio Rodrigues da Silva Filho[2]
Silvano Jose dos Santos[3]
MeninasX[4]
Ricardo Cesar de Oliveira Borges[5]
RESUMO
A complexidade das interações do mercado atual, cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo traz para o mundo empresarial importantes reflexões de como obter ganhos em termos de preço, qualidade e produtividade. No setor das indústrias de aço não é diferente, pois o aumento da rentabilidade através de preços de mercado não garante retornos sustentáveis, em razão do mercado bastante competitivo. Uma das ferramentas de gestão para ganhos de competitividade é a Gestão da Qualidade Total, que visa a redução de custos, otimização de operações e aumento de produtividade. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar como aumentar a produtividade do setor de logística responsável pelas entregas de pedidos aos clientes do Estado do Ceará em uma empresa de aços planos, a saber: Aço Cearense Industrial Ltda., sob a perspectiva do MASP; e como objetivos específicos analisar o problema por meio das ferramentas da qualidade, de identificar as oportunidades de melhoria e de implantar o Método de Análise e Solução de Problema
Palavras-chave: ferramenta MASP na LOGÍSTICA
INTRODUÇÃO
O mundo empresarial está cada vez mais dinâmico e competitivo. Com o crescimento das relações de negócios entre os vários países do globo diversas empresas desenvolveram-se e expandiram suas operações ao nível de competitividade global. Por consequência a gestão dessas organizações tornou-se bastante complexa visto que o grau de complexidade dos sistemas organizacionais aumentou tanto internamente como externamente.
O Método de Análise e Solução de Problemas consiste em oito etapas: identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão. Na etapa de identificação do problema, define-se claramente o problema e reconhece-se a sua importância. Na observação, investiga-se as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. Na terceira etapa, análise, investiga-se as causas fundamentais a partir das ferramentas da qualidade. No plano de ação, concebe-se um plano para bloquear as causas fundamentais, enquanto que na etapa seguinte, executa-se o plano de ação a fim de bloquear as causas-raízes identificadas. Na etapa de verificação, faz-se uma checagem do resultado, a fim de investigar se as ações para bloqueio das causas foram suficientes. Na etapa de padronização, padroniza-se a atividade a fim de prevenir contra o reaparecimento do problema. Por fim, na etapa de conclusão, recapitula-se todo o processo de solução do problema para geração de aprendizado e trabalhos futuros (FALCONI, 2004a).
É nesse contexto que se desenvolve esta pesquisa, apresentando como problemática: como aumentar a produtividade do setor de logística responsável pelas entregas de pedidos aos clientes do Estado do Cearense sob a perspectiva de implantação do MASP? O objetivo geral da pesquisa é identificar a produtividade do setor de logística responsável pelas entregas de pedidos aos clientes do Estado do Cearense sob a perspectiva de implantação do MASP
Diante desse cenário, o presente trabalho apresenta um estudo de caso, utilizando as ferramentas de gestão da qualidade com o propósito de melhorar a performance dos indicadores da logística de entrega aos clientes do Estado do Ceará . Portanto, o fato gerador do estudo foi a baixa produtividade da logística de entrega à carteira de pedidos supracitada ao longo dos últimos meses do presente ano, além dos altos custos operacionais.
O presente trabalho é importante em dois aspectos: teórico e prático. No aspecto teórico, o estudo contribui em aprofundar as inter-relações das ferramentas da qualidade com a interface do setor de Logística. No aspecto prático, o estudo permite identificar como se dá a aplicação das ferramentas da qualidade na área de transporte de carga, ainda que a pesquisa seja limitada a um estudo de caso. O estudo também permite suprir a lacuna entre as variáveis do trabalho, uma vez que não existem muitos estudos que relacionam os campos de qualidade e Logística.
A estrutura da pesquisa consiste em Referencial Teórico, Metodologia, Resultados e Conclusão. O Referencial Teórico é constituído por duas subseções. Na primeira subseção são apresentadas as perspectivas históricas da Qualidade por meio do levantamento das cinco eras desse sistema de gestão: era da inspeção, era do controle estatístico, era da garantia da qualidade, era da Gestão pela Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) e era da gestão estratégica da qualidade. Em seguida, a Gestão pela Qualidade Total é conceituado, apresentando suas principais características e identificando seus elementos e princípios. Por fim, o Método de Análise e Solução de Problemas é abordado, ressaltando-se a importância do método, as perspectivas históricas e conceituando e caracterizando cada uma das oito etapas do MASP.
Na segunda subseção do Referencial Teórico, apresenta-se a teoria básica acerca de Logística, identificando os seus principais processos, caracterizando seus elementos e seus objetivos, entre os quais os de como finalizar o ciclo do pedido satisfazendo os clientes em termos de qualidade, nível de serviço e tempo com custos otimizados. Em seguida, contextualiza-se a Gestão pela Qualidade Total dentro do campo da Logística, apresentando os principais impactos e alinhando conceitos dessas duas áreas temáticas.
Na Metodologia, caracteriza-se o modo como a pesquisa foi realizada quanto ao seu objetivo, ao processo e aos meios que foram utilizados para a coleta de dados, especificando como foi o processo de levantamento de informações.
Nos Resultados, apresenta-se o estudo de caso, no qual se discorre sobre os efeitos do processo de coleta de dados, além de caracterizar o estudo. Por fim, a Conclusão aborda todas as conclusões a respeito do estudo dos processos e interações da problemática.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Segundo Sargut e McGrath (2011), um sistema complexo apresenta três propriedades: multiplicidade, interdependência e diversidade. A primeira propriedade refere-se ao número de elementos que estão potencialmente interagindo. A interdependência está ligada ao grau de conexão desses elementos, enquanto que a diversidade refere-se ao quanto são heterogêneos os elementos que interagem dentro do sistema.
...