O Aumento da produtividade, da qualidade e da diferenciação ou inovação de valor na produção de bens e serviços
Por: Roberto Oliveira • 24/12/2017 • Trabalho acadêmico • 3.717 Palavras (15 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO................................. 5
2.2 PESQUISA INTERNACIONAL DE MERCADO...................................................... 7
2.3 PLANEJAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS.......................................... 9
2.4 ANÁLISE GERAL DOS ÍNDICES APRESENTADOS.......................................... 12
2.5 VERIFICAÇÃO DO IMPACTO DO PROJETO.................. .12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO
O aumento da produtividade, da qualidade e da diferenciação ou inovação de valor na produção de bens e serviços, tornaram-se premissas fundamentais com a abertura dos mercados. O acirramento da competitividade é fenômeno compartilhado pelas economias dos países, em especial as chamadas economias emergentes. Portanto, a competitividade ampliou-se de forma irrestrita à inserção num contexto econômico cada vez mais globalizado, expondo setores e regiões a forte concorrência por fatias de mercado, não apenas o interno, mas também externo (Lages e Tonholo,2006).
O estímulo ao empreendedorismo interno (intraempreendedorismo) possibilita às empresas serem mais dinâmicas em seus processos, produtos e serviços, assim como transforma o ambiente empresarial em ser mais estimulante, impelindo todos à inovação, criatividade, abertos à mudança, expandindo mercados, assumindo riscos e impulsionando a prática do networking dentro e fora das empresas (Dornelas, 2007). Para Pinchot e Pellman (2004), o intraempreendedorismo é o uso pela empresa, do talento criativo dos líderes e colaboradores para desenvolverem produtos e serviços inovadores. Chiavenato (2005) afirma que isso acontece através de uma coleção de competências.
A Situação Geradora de Aprendizagem proposta para avaliação neste Semestre contempla uma empresa nacional - “ESPERANZA JÓIAS” - que diante do panorama financeiro brasileiro, apresenta uma retração em seu mercado consumidor.
Vislumbra-se pelo Conselho Diretor desta, aproveitar a capacidade ociosa da produção no momento para promover ações de intraempreendedorismo com foco no mercado internacional de jóias.
- DESENVOLVIMENTO
Tendo em vista as constantes inovações no mercado atual, a concorrência cada vez mais acirrada e uma sociedade globalizada, pode-se identificar que mais do que nunca é preciso elaborar e estudar novas ferramentas estratégicas para que uma empresa possa ser promissora. Portanto, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de servir de um recurso pelo qual a empresa possa perceber que, mais do que nunca é preciso reavaliar sua gestão e adotar medidas para que possam sobreviver nesse mercado voraz.
Nesse sentido, observa-se que, com a globalização derrubaram-se as barreiras internacionais do comércio e as empresas buscam constantemente obter vantagens competitivas para se manter no mercado com níveis satisfatórios de lucratividade. Diante do exposto, uma das estratégias mais utilizadas no mercado atual é chamar a atenção dos clientes pela sua capacidade de inovação, onde a empresa pode criar necessidades nos consumidores, elaborar produtos diferenciados e estar sempre à frente de seus concorrentes. Uma medida para que as empresas possam se diferenciar em seu meio de atuação é através da inovação, e a prática do intraempreendedorismo pode colaborar para atingir esse objetivo, conforme Bautzer (2009, p. 26).
A empresa “Esperanza Jóias” pretende, com qualificação profissional através de programas internos de treinamento, criar uma linha de produção de produtos para exportação: pulseiras do tipo pandora e pingentes de pedras brasileiras.
Para tanto nos foi solicitado à elaboração de um relatório contendo a descrição detalhada de todo o processo envolvido na construção desta linha de produção apresentando as seguintes fases: programa de treinamento e desenvolvimento; pesquisa internacional de mercado; planejamento de ferramentas e técnicas das partes interessadas; análise geral e plano de divulgação aos colaboradores e verificação do impacto do projeto nos envolvidos bem como a necessidade de alterações físicas na fábrica.
- PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Os membros de uma equipe de trabalho têm responsabilidade sobre o sucesso de uma empresa, pois são eles que desempenham os processos. Desta forma, aproveitar o conhecimento e a experiência de funcionários e colaboradores para inovar é um dos recursos ainda pouco aproveitados pelas empresas. Para que os intraempreendedores possam colaborar com os resultados da organização, é de suma importância que a liderança esteja engajada com essa estratégia, proposta a estimular seus colaboradores e os auxiliar, bem como de todos os outros aspectos organizacionais, como a cultura da empresa. Esses empreendedores internos podem colaborar significativamente na área estratégica da organização, como meio de criação de novas idéias. Como esses colaboradores estão ligados diretamente com os processos e produtos, e detém o know-how, possuem mais habilidade em identificar pontos fortes e fracos dos mesmos, e propor medidas que façam que a organização inove, o que aumenta seu poder competitivo perante o mercado. Somente aquele que possui espírito empreendedor é capaz de fazer com que idéias que estão apenas no papel se concretizem e se transformem em oportunidades de crescimento de uma empresa (SARKAR, 2008).
...