O BACHAREL EM GESTÃO
Por: Rp2019 • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
BACHAREL EM GESTÃO
- Introdução
Este relatório foi desenvolvido para relatar a origem histórica, o conceito e as especificidades observadas na ponta, por meio de uma visita em uma das concessionárias Toyota que trabalha aplicando o Modelo Toyota de Produção, que foi desenvolvido e promovido pela Toyota Motor Corporation. O principal objetivo do sistema é eliminar, através de atividades de aprimoramento, vários tipos de desperdício que se encontram ocultos dentro de uma companhia. Este modelo possibilitou a lucratividade e crescimento da Toyota mesmo durante períodos de crise, ao diminuir custos por meio de um sistema de produção que elimina completamente o excesso de estoque e de pessoal.
- Contexto Histórico
A origem da marca de veículos mais valiosa do mundo na atualidade, se deu na cidade japonesa chamada Kosai, onde um jovem talentoso filho de uma costureira e um carpinteiro tinha uma vocação, um sonho de se tornar inventor. Este jovem se chamava Sakichi Toyoda que ao observar o trabalho duro de sua mãe no tear manual, resolveu desenvolver um tear mais prático de se usar e que fosse necessário menos esforço em seu manuseio, com este objetivo reuniu seus esforços e criatividade, fabricando o seu primeiro tear em 1867, desde então Sakichi foi aprimorando o aparelho cada vez mais, até que em 1924 desenvolveu o tear mais moderno do mundo. Dois anos após esta importante invenção, Sakichi com a ajuda de seu filho Kiichiro fundaram em 1926 a “Toyoda Automatic Loom Works” criada para fabricar e vender teares. Tudo estava indo bem e os negócios prosperavam, mas em uma viagem aos EUA Sakichi e Kiichiro conheceram o automóvel e decidiram criar o primeiro automóvel japonês e baseado neste pensamento, em 1929 Sakichi vende seus direitos de patentes, para aplicar os recursos neste ambicioso projeto, mas no ano seguinte Sakichi morre, deixando seu grande sonho nas mãos de seu filho Kiichiro que em 1937, funda a “Toyota Motor Company” que mesmo por atravessar as dificuldades dos períodos de guerra e pós guerra, conseguiu encontrar seu caminho para o sucesso alicerçado nos valores e costumes da cultura japonesa e no conhecido e respeitado (Sistema Toyota de Produção), hoje está conceituada empresa atua em mais de 160 países ao redor do mundo.
- Modelo Toyota de Produção
O método de produção mais eficiente da história não nasceu da inspiração de um indivíduo genial. Pelo contrário, foi evoluindo para o estado presente através de décadas de sustentação e um elevado nível de atividades de melhoria continua. Pois a eficiência da Toyota não se limita apenas ao chão de fábrica, mas também envolve o desenvolvimento de produto, protótipo, teste e todas as outras operações do negócio, que se estende até a entrega do produto ou serviço acabado, nas mãos do consumidor final. Sendo realizado todo um acompanhamento de verificação, com o objetivo de assegurar a satisfação e fidelidade dos clientes a marca.
Continuando o assunto dos conceitos japoneses, criados por meio da Toyota, existe um em específico, o “Just in Time” que é um grande motivador para a qualidade total e a eliminação do desperdício, por visar trabalhar com estoque zero. Portanto para conseguir trabalhar com estoque zero, foi desenvolvido um forte controle do seu processo produtivo para manter a qualidade em tudo, afinal não existe nada sobrando nem qualquer forma de desperdício.
- Especificações observadas na visita técnica
Em visita a concessionária, pude observar o cuidado com a manutenção dos processos internos como forma de manter um padrão de qualidade que pudesse ser observado pelo cliente em qualquer concessionário Toyota que ele estivesse. Garantindo a satisfação e fidelidade do consumidor, em qualquer lugar que a Toyota atue. Todo o procedimento realizado possui um responsável que se encube de realizar a sua função de acordo com o padrão estabelecido, as tarefas ocorrem por sequencia como em uma linha de produção, possuindo etapas determinadas para cada faze de execução até o final do processo com a entrega do produto ou serviço ao cliente. Após esta entrega dar-se início ao monitoramento da qualidade, realizando o contato com todos os clientes, efetivando uma pesquisa de satisfação com o intuito de identificar qualquer tipo de não conformidade ou insatisfação deste cliente, para com o produto ou serviço adquirido no concessionário. Caso ocorra alguma não conformidade, o problema deve ser solucionado imediatamente, garantindo assim a continuidade deste cliente a marca e por consequência ao concessionário. Em todos os casos de não conformidade tanto o gerente de vendas, quanto o de pós vendas, deverão identificar a causa raiz do problema, podendo utilizar a sistemática dos “5 Porques” feita a identificação, o próximo passo será desenvolver um plano de ação com prazos, responsáveis e contramedidas, devendo ser colocado em prática, afim de evitar uma segunda ocorrência com outro cliente. Os gestores também se utilizam do Hoshin (quadro de indicadores) que deverá ser atualizado diariamente pela líder Kaizen, para que o gestor e todos os que tiverem acesso ao Hoshin tenham uma visão rápida de como anda as operações do concessionário.
...