O CONCEITO DE ENDOMARKETING
Por: Helton Jones • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1]
FID - FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO
HELTON JONES LIELIS DE OLIVEIRA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º ANO
ESTE TRABALHO TRATA SOBRE O CONCEITO DE ENDOMARKETING, E RELATA UM CASO REAL DE APLICAÇÃO DO MESMO DENTRO DE UMA EMPRESA.
FID - FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO
HELTON JONES LIELIS DE OLIVEIRA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de conceito parcial, referente ao primeiro bimestre de 2016, do curso de Ciências Contábeis na disciplina de Comunicação empresarial, ministrada pelo Prof. Me. Robson Caetano.
O endomarketing envolve um conjunto de ações que são destinadas ao público interno de uma empresa, ou seja, seus funcionários, para ressaltar a importância dos mesmos em todas as etapas do processo produtivo, e pode ser utilizado como forma de respeito ao ser humano.
Ao contrário do que o nome sugere, o endomarketing não vem do marketing e sim da administração, pois ele apenas é uma área da administração que utiliza técnicas de marketing convencional para com o público interno de uma empresa.
Já em 1920 Elton Mayo definiu que as pessoas não deveriam ser vistas como extensões de maquinas, pois elas produziam mais quando ouvidas e respeitadas pela organização. Peter Drucker também defendia ideia parecida quando afirmava que a eficácia da administração dependia da valorização humana do trabalho.(MATOS, 2006, p.11)
O americano Frederick Winslow Taylor, fundador do Taylorismo, acreditava que seria possível obter melhores resultados se os seus funcionários tivessem seus resultados maximizados, que por sua vez, só ocorreria se eles fossem mais eficientes. Taylor mudou o modo de seus funcionários de trabalhar, instituindo programas de recompensa de acordo com a produção de seus trabalhadores para que os mesmos obtivessem melhores resul[pic 2]tados na produção, a aplicação resultou em uma melhoria de produtividade além do esperado. < http://5seleto.com.br/endomarketing-ou-marketing-interno-o-que-e-e-como-fazer/>
Quando observamos os problemas de comunicação dentro de uma empresa, facilmente constatamos que algumas pessoas não valorizam o hábito de dar retorno quando são procuradas, talvez por negligência, desvalorização do outro, sensação de poder inexistente ou até mesmo falta de educação. Por isso, crises de relacionamento, disputas de poder e falta de sincronia entre os envolvidos no ambiente de trabalho são muito comuns.
Nas empresas que não promovem o dialogo, ou que se utilizem apenas de meios escritos para se comunicar, a dificuldade de se identificar a causa de problemas como falta de produtividade, falhas operacionais, dentre outros é maior. Pelo simples fato de a empresa não valorizar a comunicação seus empregados apresentam uma resistência maior na hora de expressar opiniões e propor novas ideias. Geralmente os empregados desconhecem a missão e os valores da empresa. Matos(2006, p.34) afirma:
...