O CURSO TECNICO EM LOGISTICA
Por: CRISVIPA • 4/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.420 Palavras (14 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA - PRONATEC
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM ll[pic 3][pic 4]
ANDERSON MACEDO – 60011403810
CRISTIANE VIANA – 60011403813
DAVID MARINHO – 60011403814
EDSON FRANCO – 60011402498
ERICA MOURAO - 60011402500
FELIPE BARBOSA – 60011442506
CURSO TECNICO EM LOGISTICA
SALA 6305
MANAUS/AM[pic 5]
2015[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA MACKRO S/A
2. CADEIA DE SUPRIMENTOS
3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
3.1 Controle de Qualidade – AROLAB
4. ESTOQUES E ARMAZENAGEM
4.1 Inventário
5. TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[pic 8]
INTRODUÇÃO
Neste projeto Interdisciplinar PIM II, desenvolveremos nossos conhecimentos adquiridos no segundo Módulo, pondo em prática nas pesquisas desenvolvidas a campo com a visita a empresa Makro, dentro das disciplinas estudadas. A Empresa Makro Atacado S/A, com o ramo de atividade Atacadista, de auto-serviço fazendo o levantamento das características existentes nas disciplinas da Cadeia de Suprimentos, Planejamento e Controle de Produção, Estoques e Armazenagem, Transportes e Distribuição. A pesquisa tem o intuito de expor a parte de planejamento de bens e serviços utilizados em uma empresa no seu ramo de atacadista, em seu desenvolvimento, sendo ponto importante dentro do ramo logístico como prática de seu serviço.
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA MACKRO S/A
O Makro Atacadista S.A. é uma empresa holandesa do grupo SHV, considerada uma das maiores organizações mundiais, dá inicio a seu comercio no ramo atacadista no ano de 1896. Operando pelo sistema de auto-serviço e atua no Brasil desde 1972 com o nome “MAKRO”, com 78 lojas espalhadas pelo Brasil. Possui uma grande variedade de produtos alimentícios e não alimentícios, a preços baixos e em grandes volumes para clientes registrados. Cada loja Makro ocupa espaço que varia entre 4.000 e 9.900 m2.
A visita foi realizada no mês de Junho de 2015, pelo horário das 15h00min às 16h00min, em uma das filiais instaladas em Manaus, a filial em estudo está localizada na Rua: Lourenço da Silva Braga N° 1640 Manaus Moderna – Centro. Fomos recebidos pelo Senhor Luiz Donizete, que exerce o cargo de Gerente Geral o qual nos concedeu a entrevista. Obtivemos informações dos seus processos, correspondentes as disciplinas do segundo semestre que são:
2. CADEIA DE SUPRIMENTOS
A empresa só trabalha com clientes cadastrados isso faz com que ela tenha a facilidade de identificar as necessidades e preferências desses clientes, o que possibilita a empresa planejar ações para obter maiores lucros.
Um exemplo citado foi que ocorreu a falta de um produto no mercado, devido à demanda, e a loja naquele momento tinha efetuado um volume considerável na compra deste produto em falta, a situação favoreceu a loja, que aumentou o preço e maximizou o seu lucro.
A empresa Makro tem como política administrativa a classificação de suas filiais de acordo com seu tamanho, sendo assim classificadas: P, M e G (pequeno, médio e grande porte) com isso é estabelecido metas para serem atingidas em um determinado período, essas metas variam de acordo com a política de classificação. A filial em estudo está classificada em médio porte. Atende dois tipos de clientes, Pessoa Física em media 1.700 por semana no total de 6.800 mensais, e Pessoa Jurídica em media 70% do seu total de volume de vendas, correspondente ao seu ramo de atividade.
Segundo o gerente atualmente está dividida em 50% da Pessoa Física e 50% da Pessoa Jurídica, segundo o gerente essa porcentagem não positiva para empresa. Visto que seu carro chefe são os clientes jurídicos, os quais são atendidos pelo sistema de televendas.
Os fornecedores são definidos pelo setor de compras central, instalada na cidade de Butantã (São Paulo) as compras são efetuadas a nível nacional. Porém, quando se trata de uma compra regional e por se tratar de um produto não conhecido no mercado, solicita-se do fornecedor uma amostra para análise.
Exemplo citado foi um tipo de feijão, acontece o seguinte procedimento: é analisado o tempo de cozimento, a textura e o sabor.
Foi mencionado pelo gerente que não há troca de produto aleatoriamente no seu mix de produtos, é necessário que este novo produto apresente vantagens significativas para que haja a substituição e não o acréscimo na lista de itens pré-determinado pela política de compras da empresa.
O óleo, feijão e arroz são negociados na modalidade commodities (bolsa) se faz necessário acompanhar constantemente a variação quanto à subida ou queda de preço destes produtos na bolsa, pois isso irá refletir na perda ou ganho de lucro.
Quanto a transtorno causado pela ausência de algum fornecedor, não se vivencia, pois esse controle é feito pela central de compras.
Com relação a gargalos ocorridos, o gerente citou o atraso de 20 dias na entrega do pão de forma da marca brother, esse atraso foi em função da quebra de um dos maquinários do fornecedor. Outra situação é a grave da Suframa, causando atraso na liberação de contêineres.
3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Nesta disciplina, trataremos o atendimento oferecido pela empresa Makro aos seus clientes, destacando que a empresa não atua no ramo produtivo e sim de serviço, como atacadista de auto – serviço.
...