O Caso Everest
Por: Willian Sousa • 29/7/2021 • Monografia • 612 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
Caso Everest
- Pauta do caso:
morte de Hall, Fischer e outros três membros em uma escalada comercial do monte Everest
- Introdução ao caso:
A ideia de Hall era mostrar que escalar o Everest era algo que não precisava de treinamento ou um condicionamento físico de um atleta, mas apenas conseguir ficar 2 meses longe da família e abandonar temporariamente seu trabalho. (Adventure Consultans) Fischer já tinha chego uma vez no pico do Everest, sem o uso de oxigênio auxiliar, além de já ter escalado outros montes com mais de 8000m de altura.
- Busca:
Entender o que aconteceu e o que levou a essas mortes.
A equipe de Fischer teve problemas com a falta de cilindros de oxigênio, se deram conta dessa falta somente quando chegaram na tenda que fica na base do Everest. Os instrutores relataram estar inseguros acerca das habilidades dos participantes do grupo. O grande problema é que esse tipo de escalada envolve um trabalho em equipe intenso, e caso uma pessoa não confie em outro uma avalanche de erros pode ocorrer. O processo de acostumar o corpo ao clima das montanhas é feito para que não ocorra Edemas Pulmonares e edemas cerebrais de alta atitude. Ambas doenças levam a morte instantânea. O oxigênio suplementar sempre é carregado pelos alpinistas, mas Groom, Boukreev e Fischer já subiram sem o oxigênio.
logo no início da expedição, Hall. declarou que todos tinham que seguir suas ordens e que não havia volta. Levanta-se a reclamação acerca da qualidade dos rádios do grupo de Fischer
Enquanto Boukreev sentia que sua intuição o mostrava que algo estava errado. O tempo não estava estável, ventos fortes estavam ocorrendo em altitudes elevadas. Entretanto, ele não sentia que tinha poder de fala.
Durante o percuso do campo 3 para o 4 houve um problema com a corda que prende o grupo (rompeu-se). Fischer não conseguiu fazer os treinamentos de se acostumar com o clima local e começou a passar mal quase no topo do monte (ficou ajudando um dos membros). Por conta da falta de rádios, não conseguiu comunicar com aqueles que estavam no grupo da frente. Fischer sequer conseguia abrir seus olhos. Hall tentou convencê-lo a voltar, mas Fischer se recusou. Ter pago 70 mil dólares fizeram com que muitos mantivessem a mente alinhada para chegar no topo do Everest.
O clima começou a piorar, com nuvens de tempestade na região, vento e neve. Por conta do cansaço, a maioria andou muito lento, de forma que não conseguiram descer a tempo de escurecer. Como causa disso, Fischer já dizia para o Sherpa que estava morto. Por conta do tempo horrível Hall contatou o campo dizendo que Hansen morreu e que Harris tinha sumido. Sherpas foram buscar Fischer. Fischer após o resgate morre.
Por que ocorreu a tragédia?
- Equipamentos de comunicação precários e insuficientes para toda a equipe;
- Equipe heterogênea e com diversos membros inexperientes;
- Inexperiência dos membros da equipe criavam grande dependência e pressão em relação aos líderes do grupo;
- Desrespeito a regras básicas que haviam sido definidas anteriormente;
- Erros humanos: aceitaram subir mesmo analisando as péssimas condições em que os grupos se encontravam;
Trade-offs
- Abandonar a subida
- Provar que conseguiria subir mesmo sem estar preparado
- Preservar a vida dos membros da equipe
Conclusão
- A presença de fatores inesperados durante a escalada da montanha é conhecida pelos alpinistas experientes. Nesse sentido, eles deveriam ter se preparado melhor para caso algum deles ocorresse (como de fato ocorreu, sendo a tempestade de neve um fator negativo);
- Ainda que numa expedição rumo ao cume do Everest os riscos sejam inevitáveis, uma série de erros básicos, como o descumprimento dos prazos de chegada e a leniência em relação às intempéries, se sucederam para que a tragédia ocorresse;
...