O Caso Hebron
Por: Vinícius Machado • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Disiplina: Recursos Humanos II
Professora: Ana Carolina Kruta Date: 13 / 11 /2015
Aluno: Vinícius de Oliveira Machado Mátricula: 10913111
CASO 1: Hebron
Questões para discussão do caso em sala de aula
- Avalie as implicações das mudanças ocorridas na política de gestão de pessoas da empresa na implantação da gestão de pessoas por competências.
Ainda que com diversas dificuldades, oriundas de uma cultura resistente a mudanças devido ao fator familiar, no início a Herbon passou a utilizar uma plataforma virtual à fim de treinar e capacitar seus funcionários. Além da área de treinamento, a plataforma também serve como repositório de diversões matérias do RH. A principal necessidade, inicialmente, para implantação da tecnologia se deu devido a diversos colaboradores não residirem em Recife/PE. Com isso houve a necessidade de acompanhar a evolução dos colaboradores e disseminar a cultura organizacional mesmo à distância. A partir disso, naturalmente houve a necessidade, e abertura, para implantar uma gestão por competências. Essa evolução de gestão possibilitou uma padronização de processos e alinhamento das competências, principalmente do seu time comercial.
- Quais os desafios enfrentados pela Hebron® para consolidar a implantação da gestão de pessoas por competências?
Conseguimos enfatizar, principalmente, dois desafios enfrentados pela Herbon na implantação: A dificuldade de gerir pessoas pelas distância geográficas apresentadas, inclusive no recrutamento e seleção. Além da, já citada, cultura de empresa familiar e conservadora. O que apresenta uma maior demora na evolução e inovação de processos, se comparado a alguns concorrentes.
- Quando o treinamento é realizado virtualmente ele pode gerar perdas? Justifique.
Sim, em alguns casos pode sim gerar perdas. Entendemos que no sistema de treinamento EAD, é exigido um comprometimento muito maior do colaborador do que os treinamentos presenciais. Além da possibilidade de fraudar as respostas dos exames. Entretanto, mesmo com esses riscos e possibilidades negativas, o treinamento a distância possibilita a atuação em diversas áreas geográficas ao mesmo tempo, bem como a facilidade de adquirir o conhecimento a qualquer horário. No caso da Hebron, há ainda o desafio de disseminar a cultura organizacional através do aprendizado on-line e não apenas o treinamento de normas e padrões de atuação. Ainda sim, o saldo final tem se mostrado bastante positivo para a organização.
- A Universidade Hebron, apesar de virtual, colabora para o aprendizado dos propagandistas e demais funcionários da empresa?
Colabora, e muito, para o aprendizado e desenvolvimento dos colaboradores. Porém inicialmente o desenvolvimento da universidade virtual tinha como ponto focal os propagandistas. Após os ótimos resultados encontrados, a metodologia foi disponibilizada também para o desenvolvimento e capacitação dos gestores. Durante a pesquisa ficou constatado que, além de toda a possibilidade de prover desenvolvimento e capacitação do corpo colaborativo, o ambiente virtual também funciona como um concentrador de materiais e documentos internos da organização, quanto o tangente gestão de pessoas.
...