O Caso Robin Hood
Por: Bruno Flomin • 21/3/2017 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 727 Visualizações
Histórico cédulas Brasil
O Cruzeiro foi criado em 1942, durante o Governo de Getúlio Vargas, substituindo o padrão réis e com o objetivo de uniformizar o dinheiro em circulação. Foi a primeira moeda a utilizar o padrão centavo ( em vigor até hoje).
1 Cruzeiro = 1000 Réis
O Cruzeiro novo foi criado em 1967 devido ao grande processo inflacionário e consequente perda de valor da moeda. Os cruzeiros foram carimbados com seu novo valor em centavos.
1 Cruzeiro novo = 1000 Cruzeiros
Em 1970, o Cruzeiro foi reestabelecido como moeda nacional e a partir dessa data, todas as células brasileiras seriam impressas pela Casa da Moeda. Essas novas cédulas se caracterizaram por ter tamanhos diferentes de acordo com o valor. Com a inflação crescente, houve necessidade de criação e emissão de cédulas de valor mais alto e assim existiram 3 famílias dessa moeda.
1 Cruzeiro = 1 Cruzeiro novo
O Cruzado é proveniente do Plano Cruzado, implementado pelo governo Sarney em 1986. O plano tinha como objetivo combater a inflação e aumentar o poder aquisitivo da população, uma medida conhecida desse plano foi o congelamento dos preços.
1 Cruzado = 1000 Cruzeiros
O Cruzado novo entrou em circulação em 1989, resultado da reforma monetária do Plano Verão, instituído pelo ministro Maílson da Nóbrega.
1 Cruzado novo = 1000 Cruzados
Em 1990, Collor anuncia seu pacote de medidas econômicas ( Plano Collor) para conter a inflação e cortas gastos desnecessários do governo. Além de congelamento de preços e salários, bloqueio das contas correntes e confisco das poupanças, ele anunciou a volta do Cruzeiro como moeda.
1 Cruzeiro = 1 Cruzado novo
O Cruzeiro real foi o padrão monetário a partir de Agosto de 1993 até Junho de 1994 e assim foimais curto da história do Brasil. Este foi criado no governo Itamar Franco devido novamente ao problema inflacionário que marcou bastante a história do país.
1 Cruzeiro real = 1000 Cruzeiros
O Plano Real, realizado durante o governo Itamar Franco e elaborado por Fernando Henrique Cardoso , foi um programa de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil. O plano foi divido em três fases: a primeira foi o ajuste das contas públicas, através de um corte no orçamento. A segunda foi a implantação da Unidade Real de Valor (URV), unidade monetária para desindexar a economia. Por fim, a URV foi transformada em real, a nova moeda brasileira, vigente até hoje.
1 Real = 2750 Cruzeiros reais
...